’XXI Natale Insieme’ repete tradição que busca união das comunidades italianas do Rio Grande do Sul

Definida pelo cônsul geral Valerio Caruso como a maior festa de natal do Rio Grande do Sul, o 21º Natale Insieme aconteceu domingo, dia 10 de dezembro no Restaurante Panorama Gastronômico da PUC-RS. La estavam representantes de praticamente todas as comunidades italianas de todo o Estado gaúcho, como é praxe desde que o evento foi instituído no primeiro ano deste século.

O evento, que dispensa a política e se esmera na confraternização, reuniu também os diversos órgãos representativos da comunidade ítalo-gaúcha tais como o Comites – Comitato degli Italiani all’Estero, o CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (na pessoa da presidente Cristina Mioranza e da conselheira Steophania Puton), escolas de italiano, empresas, associações, agências consulares honorárias e o próprio consulado geral da Itália no Estado auto-denominado a “oitava província do Vêneto”.

Na abertura do encontro, após a execução dos hinos do Brasil, da Itália e também do Rio Grande do Sul, houve a saudação dos organizadores e do cônsul Valério Caruso, além da bênção de Frei Isidoro Mazzarolo. Caruso enalteceu “a maior festa natalina do Rio Grande do Sul” como uma oportunidade de “estar insieme”, isto é, juntos.

Ao final do almoço – um verdadeiro banquete com pratos variados para todos os gostos e paladares – os presentes participaram dos sorteios, com prêmios oferecidos por empresas locais, o maior deles uma passagem de ida e volta à Itália, que foi arrebatado pela senhora Elisabete Soares

Natale Insieme nasceu no ano 2000, de uma iniciativa do falecido Frei Rovilio Costa, com o objetivo de oferecer uma oportunidade de união entre as diversas comunidades italianas do Estado, então bastante divididas, aproveitando o clima natalino e o passar de mais um aniversário do início da imigração italiana no Estado – este ano o centésimo quadragésimo oitavo.
Foram pioneiros, além de Frei Rovílio, os já também falecidos Antonio Alberti e Franco Cornero, ao lado de Carlo Bichieri e Paulo Massolini, que participaram ativamente na organização do encontro deste ano.