Está nascendo a FNIB – Fundação Nacional Ítalo Brasileira

0
587

Com sede provisória, proposta de estatuto e logomarca já definidos, a FNIB – Fundação Nacional Ítalo Brasileira está a um passo de sua constituição, segundo anuncia o conselheiro da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria de Santa Catarina, Diego Mezzogiorno.

A nova entidade, segundo Mezzogiorno, será sediada provisoriamente em Brasília mas, futuramente, deverá ser transferida para São Paulo. Ela nasce inspirada nos moldes da norte americana “The National Italian American Fondation – Niaf”, com sede em Washington e que em novembro próximo festejará o 42º aniversário de sua constituição.

Os próximos passos, segundo Mezzogiorno, que obteve o apoio do embaixador da Itália, Antonio Bernardini, para a iniciativa, serão concluir e registrar os Estatutos, realizar um encontro com todos os empresários ítalo brasileiros que apoiam o projeto e apresentar a nova entidade às centenas de associações, círculos, grupos e entidades ítalo brasileiras que operam no Brasil.

Andrea Matarazzo, um dos apoiadores da FNIB, com Diego Mezzogiorno (Foto Cedida).

Recentemente, Mezzogiorno manteve encontro com Andrea Matarazzo que declarou-se entusiasta da proposta que pretende a constituição de uma entidade que dê representação nacional à altura da importância da comunidade ítalo brasileira. “A ideia não é rivalizar com as entidades regionais e locais já existentes, muitas centenárias – diz Mezzogiorno – mas apoiá-las e servir de instrumento para a promoção cada vez maior da cultura, da história e do relacionamento Brasil-Itália”.

Uma das questões a que se dedicará a futura entidade será a genealogia, com a constituição de um grande banco de dados, a partir da integração de múltiplos bancos já existentes, a ser gerenciado, segundo antecipa Mezzogiorno, por Cilmar Franceschetto, diretor do Arquivo Público do Espírito Santo. Cidadania italiana, língua e cultura italiana serão outros temas, enquanto a questão política ficará a cargo de um Conselho Político, a ser integrado por ítalo brasileiros de diversas tendências, “pois o perfil da nova entidade será totalmente apartidário”.