Jovens italianos, entre 18 e 35 anos, provenientes de 115 países do mundo inteiro, estão chegando à cidade siciliana de Palermo, no Sul da Itália, para um encontro programado entre 16 e 19 próximos. Trata-se da “Conferenza Mondiale dei Giovani Italiani nel Mondo”, organizada pelo CGIE – “Consiglio Generale degli Italiani all’Estero”.
Esses jovens foram selecionados pelos Comites – ‘Comitati degli italiani all’Estero’ em cada região e têm como missão debater a formação de uma rede mundial, já tentada em encontro anteriores, como o de 2008. Do Brasil, participam 15 jovens, dois deles indicados pelas organizações trentinas no Brasil: Tairine Trainotti, de Ibirama-SC, e Andrey José Taffner Fraga, de Rio dos Cedros, também Santa Catarina.
Os demais, segundo informa a conselheira do Brasil no CGIE, Silvia Alciati, são Gabriel Henrique Sica Nery, Caterina Abatemarco Munaie e Luca Palmesi, de Minas Gerais; Mariangela Vinciguerra, de Brasília; Alvaro Zanoto, Linda Mattoli e Pier Francesco De Maria, de São Paulo; Leonardo de Oliveira Conedera e Augusto Mezomo Cantarelli, do Rio Grande do Sul; Maria Claudia Conti e Gabriela Puppi, do Paraná; Daniela Morello Santoro, do Rio de Janeiro, e Cristiane Gonçalves, de Goiás.
[…] Num dos painéis de hoje, a cultura teve espaço especial: como divulgar o imenso patrimônio cultura italiano mundo a fora, esta foi a pergunta colocada aos delegados oficiais de 115 países que participam do encontro de Palermo. […]
[…] São 115 delegados oficiais de igual número de países, mais um número até aqui não divulgado de participantes admitidos através da rede de Comites – Comitatti degli Italiani all’Estero. Do Brasil, que oficialmente teria direito a apenas um delegado, 15 são os participantes. O encontro vai até o dia 19 próximo. […]