Tem início hoje, na cidade de Palermo, na Sicília, o encontro mundial dos jovens italianos no mundo, promoção do CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero, que tem por objetivo a formação de uma rede de jovens gerações comprometidas com a difusão e divulgação das questões ligadas à língua, política e cultura italiana no mundo.

São 115 delegados oficiais de igual número de países, mais um número até aqui não divulgado de participantes admitidos através da rede de Comites – Comitatti degli Italiani all’Estero. Do Brasil, que oficialmente teria direito a apenas um delegado, 15 são os participantes. O encontro vai até o dia 19 próximo.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O programa do seminário, conforme divulgou o próprio CGIE, prevê dois dias de debate sobre técnicas inovativas, para a busca de experiências e projetos, um dia de aprofundamento com a participação de especialistas sobre temas diversos (rede de pesquisa, trabalho, mobilidade, patrimônio artístico, novas experiências) e, no final, uma manhã voltada ao diálogo com instituições e definição de objetivos e compromisso.

A rede desejada, já tentada no encontro anterior de 2008, terá – conforme divulga também o CGIE – o compromisso de permanecer conectada com as iniciativas futuras do próprio CGIE e agir como multiplicador das políticas institucionais para a emigração, “tornando os jovens protagonistas de uma nova fase de envolvimento e valorização das comunidades italianas no mundo”.

Os jovens Andrey José Taffner e Tairine Trainotti, respectivamente de de Rio dos Cedros e de Ibirama-SC, desenvolverão trabalhos especiais de informação sobre o desenvolvimento do encontro como correspondentes de Insieme, com o envio de boletins periódicos.