Tem início hoje o encontro mundial de jovens em Palermo, na Sicília

Tem início hoje, na cidade de Palermo, na Sicília, o encontro mundial dos jovens italianos no mundo, promoção do CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero, que tem por objetivo a formação de uma rede de jovens gerações comprometidas com a difusão e divulgação das questões ligadas à língua, política e cultura italiana no mundo.

PATROCINANDO SUA LEITURA

São 115 delegados oficiais de igual número de países, mais um número até aqui não divulgado de participantes admitidos através da rede de Comites – Comitatti degli Italiani all’Estero. Do Brasil, que oficialmente teria direito a apenas um delegado, 15 são os participantes. O encontro vai até o dia 19 próximo.

O programa do seminário, conforme divulgou o próprio CGIE, prevê dois dias de debate sobre técnicas inovativas, para a busca de experiências e projetos, um dia de aprofundamento com a participação de especialistas sobre temas diversos (rede de pesquisa, trabalho, mobilidade, patrimônio artístico, novas experiências) e, no final, uma manhã voltada ao diálogo com instituições e definição de objetivos e compromisso.

A rede desejada, já tentada no encontro anterior de 2008, terá – conforme divulga também o CGIE – o compromisso de permanecer conectada com as iniciativas futuras do próprio CGIE e agir como multiplicador das políticas institucionais para a emigração, “tornando os jovens protagonistas de uma nova fase de envolvimento e valorização das comunidades italianas no mundo”.

Os jovens Andrey José Taffner e Tairine Trainotti, respectivamente de de Rio dos Cedros e de Ibirama-SC, desenvolverão trabalhos especiais de informação sobre o desenvolvimento do encontro como correspondentes de Insieme, com o envio de boletins periódicos.