(Insieme, edição de abril de 1998)
Um encontro de quem comunica a cultura italiana através das ondas do rádio. Esta foi uma feliz ideia do médico Luiz Carlos Piazzetta, presidente da Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul – La Piave Fainors, com sede em Erechim. O encontro aconteceu no final do ano passado, nas dependências da Universidade local e reuniu mais de oitenta radialistas que tiveram oportunidade de trocar experiências, debater propostas e, acima de tudo, fortalecer a ideia de prosseguir o trabalho que tem como marca a luta individual de cada um.
Da reunião saiu fortalecida a tese do uso do Talian – mais que um dialeto vêneto-brasileiro, uma língua com sotaque italiano, que tem gramática, dicionário, pesquisa acadêmica e uma comunidade falante a dar-lhe status de língua.
Na mesma oportunidade, a Fainors, com o apoio da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, juntamente com os autores, promoveu o lançamento dos livros “Dicionário de Português-Talian” de Honório Tonial; “A Faina Linguistica”, estudo comandado pela professora Helena Confortin; e “Ritorno a le Radise II” (poesias), de Claudino Pilotto.
Os participantes do “I Encontro Sul Brasileiro de Apresentadores de Radio em Talian” elegeram o último sábado de novembro como o Dia do Locutor Talian, a ser comemorado todos os anos.
Dentre os palestristas estiveram o frei Rovilio Costa (parte de sua intervenção é o texto que publicamos nesta edição), Helena Confortin, e Paulo José Massolini, além do professor José Canal, na função de condutor e moderador dos debates e do próprio presidente da Federação, Luiz Carlos Piazzetta.
(na edição, Insieme publicou uma extensa relação de programas e locutores Talian dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)