u O vice-governador Antonio Augusto Anastásia assinou um acordo de cooperação com a presidente da Região Piemonte (Itália), Mercedes Bresso, nesta sexta-feira (22), em Belo Horizonte. O documento reafirma os laços de irmandade entre Minas Gerais e a região italiana com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social. “É muito importante para Minas abrir cada vez mais nossas relações com governos de outros estados, outras províncias e outros países para recebermos apoio técnico e cooperação”, disse Anastasia.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Na agenda de trabalho discutida, um dos planejamentos mais relevantes é o intercâmbio entre jovens piemonteses e mineiros, em fase de graduação e já formados, e o treinamento de técnicos da iniciativa pública e privada, com a previsão de visitas técnicas para troca de conhecimentos. “Mandaremos nossos alunos e técnicos para a Itália e eles mandarão os seus para Minas, temos um relacionamento de igualdade”, explicou o vice-governador.

O acordo visa ainda cooperação comercial, científica, tecnológica e agropecuária entre as duas regiões. “Minas Gerais e Piemonte são muito parecidas, as duas regiões têm desenvolvimento na indústria, mas querem dirigir-se para o conhecimento. O Brasil é um dos quatro motores mais importantes do desenvolvimento mundial. Para a Itália é muito interessante abrir as portas do mercado europeu para o Brasil, sobretudo para o Estado de Minas, não somente do ponto de vista técnico, mas também econômico e desenvolvimentista em geral”, afirmou Mercedes Bresso.

Outros setores de interesse comum são energias renováveis, biotecnologia, indústria têxtil e automotiva, nanotecnologia, microeletrônica, telecomunicações, tecnologia wireless, fruticultura, rastreabilidade bovina, geoprocessamento e design. “O design tem um destaque especial neste acordo, já que a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) tem um relacionamento muito próximo com a Politécnica em Torino, capital do Piemonte”, ressaltou Anastasia.

Em outubro deste ano acontecerá na Região do Piemonte um grande evento, com a participação do Estado de Minas Gerais, sobre a internacionalização do Piemonte e a escolha de estados estratégicos pelo mundo para fazerem parte dessa cooperação “Minas está se candidatando para esse relacionamento especial”, avisou o vice-governador.

Estiveram presentes na reunião o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, e o cônsul italiano em Belo Horizonte, Bryan Bolasco. Assinaram a agenda de trabalho o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sede) Márcio de Lacerda, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) Gilman Viana e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) Alberto Duque Portugal.

O Governo de Minas Gerais já havia estreitado relações anteriormente com a Região Piemonte em 1993 e 2003, no âmbito da cooperação científica, tecnológica, cultural, comercial e formação profissional, entre outros.