O presidente do Comites PR/SC, Walter Petruzziello, afirma que a entrada em vigor do serviço de apostila apenas ajuda a quem está realizando o reconhecimento de sua cidadania italiana na Itália. A quem está na fila diante dos consulados italianos, aqui no Brasil, a apostila em nada ajuda e, pelo contrário, deixa o custo das despesas mais alto.
O advogado alertou para algumas notícias que circulam entre a comunidade que são “relativamente verdadeiras”. Nem tudo o que é dito por aí é verdadeiro, diz Petruzziello.
Quando algumas pessoas dizem por aí que a apostila facilitou o reconhecimento da cidadania italiana, isso “é relativamente verdadeiro”, pois, de fato, o novo sistema facilitou a vida dos que vão para a Itália buscar o reconhecimento da cidadania italiana. Entretanto, aos que estão na fila diante dos Consulados, a situação continua exatamente como antes e, além disso, houve aumento dos custos. Confira o que diz Petruzziello no vídeo que gravou para a Revista Insieme, onde ele também alerta para que os interessados fiquem de olho vivo nos sites dos consulados.