O primeiro sábado de março também será de homenagens à Anita Garibaldi em Laguna, terra natal da heroína. O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) prepara uma cavalgada para o dia 6, com expectativa de atrair em torno de 50 mulheres, oriundas de várias cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A cavalgada está prevista para começar por volta das 9h30min, partindo da Barra do Camacho, seguindo pela SC-100 e encerrando na entrada da cidade, no sítio Rancho do Nono, por volta das 19 horas. Antes, porém, as Guardiãs de Anita vão fazer uma homenagem à heroína com apresentações culturais em frente à estátua no Centro Histórico, por volta das 18 horas.
“Estamos ensaiando uma apresentação simbólica para marcar a grandiosidade de nossa heroína. Anita Garibaldi é um exemplo para nós mulheres”, comenta Ivete Scopel, diretora do Departamento de Guardiãs.
O evento faz parte das comemorações do Bicentenário de Anita e seu ponto de partida – margem esquerda do Canal da Barra da Lagoa do Camacho – será simbólico. Isso porque o CulturAnita protocolou e aguarda aprovação do projeto para construção de um novo monumento relacionado à história do casal Garibaldi. A previsão é obter apoio da Fundação Lagunense de Cultura até março, para poder inserir o lançamento da pedra fundamental nesta programação. O instituto também já providencia o registro da cavalgada em órgãos competentes, como a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para a emissão do Guia de Transporte de Animais (GTA) necessário para esse evento.
Como participar – Interessadas em participar da cavalgada devem se inscrever até dia 15 de fevereiro, pelo site do CulturAnita (culturanita.org.br) ou e-mail institutoculturanita@hotmail.com. A programação completa está disponível em culturanita.org.br/cavalgada-culturanita/
Sobre o bicentenário – O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinenses, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos. A ideia é que sejam realizados eventos comemorando a memória da personagem histórica nascida em 1821.
A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), que é representado por Andrea Antonioli e Gianpaulo Grilli e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna (Brasil), representado por Leo Felipe Nunes e Adilcio Cadorin.