CURITIBA – PR – Para marcar a passagem do 15º aniversário do gemellaggio entre Siderópolis-SC e o município italiano de Forno di Zoldo, na Província de Belluno (Vêneto), o bispo de Balsas, no Estado do Maranhão, Dom Enemésio A. Lazzaris, lança, no dia 14/11/2010, em Siderópolis, o livro intitulado “Família Lazzaris – Pascai – Tributo a um Imigrante”. O lançamento está sendo organizado pela Prefeitura local em conjunto com a comunidade de Rio Jordão, terra natal do autor.
Segundo os promotores, o livro conta a história da família Lazzaris desde a chegada em Siderópolis, no ano de 1893. “Dividimos a história em três núcleos e 90% do que foi escrito é a árvore genealógica a partir da chegada dos nossos antepassados ainda no século passado”, informa o bispo. Nascido no interior de Siderópolis, na comunidade de Rio Jordão, Dom Enemésio foi nomeado Bispo de Balsas-MA no dia 12 de dezembro de 2007 e foi ordenado no dia 29 de março 2008.
Desde então, vem desenvolvendo trabalhos no nordeste brasileiro. “É muito interessante a missão de evangelizar no nordeste. Eles estão acostumados a receber missionários do sul”, diz o prelado.
Do programa divulgado consta, no sábado (13/11/10), das 18 às 22hs, “Serata Culturale” a cargo de grupos da terra e vizinhos. Durante a festa terá gastronomia típica. No domingo (14/11/10), com início às 9 horas, Dom Enemésio celebra Missa festiva, a ser cantada por um grupo de cantores “bellunesi” e com liturgia a cargo dos professores e “Associazione Bellunesi”; às 10h30min terá início a cerimônia de lançamento do livro de Dom Enemésio, organizado pela Prefeitura de Siderópolis-Nova Belluno. Durante os autógrafos, ocorrerá uma cantoria italiana com o grupo “Bellunese-Mi son da Bellun”. O almoço previsto será servido a partir das 13 horas.
Siderópolis, no sul de Santa Catarina, antigamente se chamava Nova Belluno, nome que um movimento local quer restabelecer, tanto que no convite para este evento constam os dois nomes (Siderópolis-Nova Beluno-SC).