BELO HORIZONTE – MG – Enquanto se prepara para apresentar grandes exposições para o público mineiro, a Casa Fiat de Cultura lança, no dia 7 de abril, em Roma, o 1º Festival de Cultura Brasileira na Itália. A programação, que contempla várias mostras e espetáculos, será realizada na sede da Embaixada do Brasil na Itália, no famoso Palazzo Pamphilj, na Piazza Navona, que é uma das mais imponentes edificações do centro histórico de Roma. O Festival é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Embaixada do Brasil em Roma e do Ministério da Cultura e possui patrocínio da Fiat Automóveis através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Festival será aberto com o grupo mineiro Uakti que apresentará, na Sala Palestrina o espetáculo “4 Tempos”. No programa, músicas de Phillip Glass, Antônio Carlos Jobim, Milton Nascimento, Villa-Lobos, Artur Andrés e outros, oferecendo aos italianos a possibilidade de conhecer e apreciar a música instrumental desse que é um dos mais importantes grupos de música do país. Além do espetáculo o grupo Uakti realiza no dia 08 de abril um workshop de improvisação musical para músicos italianos, provenientes das principais escolas de música de Roma e da Universidade de Bolonha.

 Ao longo de 2011, o Festival levará à capital italiana o melhor da arte brasileira: música instrumental erudita, design, artes visuais, arquitetura e gravuras brasileiras, artes cênicas e debates. “Não há fronteiras para a arte. A Casa Fiat de Cultura, um espaço de alma ítalo-brasileira, busca estimular a troca cultural entre os dois países”, ressalta José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura, que estará presente à abertura.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O Festival reserva uma série de grandes atrações brasileiras em território italiano. No primeiro semestre, haverá exposição dos Irmãos Campana, na Galeria Cortona do Palazzo Pamphilj, e um recital do pianista Nelson Freire, na sala Palestrina. No segundo semestre, será a vez do Grupo Galpão que, na semana do Brasil em Roma, que acontece entre os dias 07 e 14 de setembro na Piazza Navona, em frente à Embaixada da Itália, apresenta para o público romano o espetáculo “Till, a saga de um herói torto”.