Os cineastas Fernando Severo, Diego Lopes e Gil Baroni são os coordenadores

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u CURITIBA – PR – Quem assistiu aos filmes “Full Frontal”, estrelado por Julia Roberts, e “Colateral”, com Tom Cruise, conferiu a chegada de uma nova era no cinema. Os dois filmes  foram feitos inteiramente pelo processo digital, nova tecnologia de captação de imagens que está progressivamente substituindo a filmagem em película. E todo este processo de realização de um filme digital será abordado no novo curso de Cinema Digital, lançado pelo Centro Europeu.

Coordenado pelos cineastas Fernando Severo (WG7BR Produções),  Diego Lopes (Oger Sepol Produções) e Gil Baroni (WG7BR Produções) o curso aborda roteiro, produção, direção, direção de fotografia, direção de arte, design de som, edição, produção e outras áreas de atuação. O aluno tem ao seu dispor equipamentos e estúdio que permitem a produção de trabalhos de ficção e documentários. Também possibilitam a realização de filmes digitais em resolução SD (Standard) e HDV (Hight Definition) e conta com ilhas de edição não-linear de imagem e som para finalizar trabalhos simultâneos. Os alunos têm aulas práticas desde as primeiras semanas de aula, participando de equipes de filmagem em variadas funções.

No primeiro semestre do curso, o aluno conhece as principais modalidades de trabalho na área do cinema digital e do audiovisual. No segundo semestre são escolhidas três áreas de trabalho entre produção, direção, direção de fotografia, edição e roteiro para estudos mais aprofundados. Além das aulas regulares com profissionais experientes, o aluno ainda tem, periodicamente, aulas com técnicos e artistas de renome no cinema, na televisão e na publicidade.

O profissional formado no curso de Cinema Digital do Centro Europeu pode atuar em produções voltadas para o circuito cinematográfico, como filmes de longa, média e curta-metragem de ficção e documentário. Também pode atuar em emissoras de televisão, canais de TV a cabo, produtoras de filmes publicitários, institucionais e videoclipes, além de produtoras de conteúdo audiovisual para Internet.

 Coordenação – Fernando Severo realizou diversos filmes e já recebeu mais de 50 prêmios nacionais e internacionais. É considerado um dos expoentes da geração que renovou o curta-metragem brasileiro a partir dos anos 80. Foi vencedor, em parceria com Marcos Jorge, do I Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo para produção de longa-metragem da Secretaria da Cultura do Paraná, com o projeto “Corpos Celestes”, com estréia prevista para o primeiro semestre de 2007.

O outro coordenador, Diego Lopes, possui especialização em produção e direção cinematográfica pela The Los Angeles Film School. Dirigiu diversos filmes, entre eles “Siblings”, rodado em Los Angeles. Atualmente faz a produção executiva de filmes com previsão de lançamento para o ano que vem.

Finalizando o trio da coordenação, Gil Baroni dirigiu o longa “A Cela de Foucalt”, selecionado para o Festival de Gramado, e o curta-metragem “Terra Incógnita”, protagonizado por Ary Fontoura e premiado no Festival de Vitória. Gil produz diversos trabalhos audiovisuais de longa e curta-metragem, incluindo o longa “Mystérios”, que será filmado em janeiro.

O curso de Cinema Digital do Centro Europeu começa em março de 2007, com duração de um ano letivo. As aulas são de segunda a quinta-feira. Os interessados podem optar por estudar de manhã, tarde ou noite. Informações pelo telefone (41) 3021-6669 e no site www.centroeuropeu.com.br.