Na última segunda feira (24.07.2006), em ato inédito e pioneiro, fundou-se a delegação Brasil da FIC

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u SÃO PAULO – SPReunidos na Cantina C… Que Sabe no bairro do Bexiga em São Paulo, chefs da cozinha italiana no Brasil  fundaram oficialmente em nosso país uma delegação da FIC – Federazione Italiana Cuochi – entidade gastronômica reconhecida pelo governo italiano com sede em Milão na Itália que mantém o controle de todas as associações, chefs, cozinheiros, administradores de restaurantes e todos aqueles que  de alguma forma estão envolvidos com a cultura gastronômica italiana.

 

Bruno Stippe, presidente da entidade e proprietário da Cantina C… Que Sabe, entende que a delegação será um pólo de união para o setor  “A função da federação será registrar os profissionais de cozinha que atuam no Brasil, visando uma maior integração, atualização e intercâmbio de informações entre estes cozinheiros através de reuniões, encontros e da revista oficial”, conta Stippe.

 

Autoridades da gastronomia, da política e de órgãos italianos estiveram presentes ao evento. Luciano Gama, representando a prefeitura do município de São Paulo, Rogério Brissi, representando o patronato UIL – Unione dei Lavorati Italiani, Érica Bernardini, representante da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e os chefs de cozinha Luciano Bossegia, Samuele Ranzato e Roberto Stippe, entre outros grandes nomes, prestaram o seu apoio a esta iniciativa.

 

Com representação em mais de 20 países, a entidade já conta com 19.000 associados. Bruno Stippe  ressalta que a nacionalidade ou a descendência italiana não é um fator obrigatório para fazer parte da FIC. “Todo cozinheiro, chef, proprietário de cantina, estudante de gastronomia italiana, ou aquele que comprove ter trabalhado no minímo dez anos com cozinha italiana está apto a fazer parte da Federazione Italiana Cuochi”, explica.

 

Entre as ações propostas pela atual gestão, a Federazione em parceria com o Patronato UIL e o SEBRAE organizam um projeto que visa desenvolver a cozinha italiana no Brasil. Atualmente, a segunda cozinha mais apreciada no país é a italiana. Ela está presente em cerca de 98 % dos mais de 5700 municipios existentes no Brasil.

 

Bruno Stippe, finalizou o evento com uma mensagem  calorosamente aplaudida pelos presentes “A cozinha é uma arte. Todo cozinheiro é um artista. Ele jamais deve ser rotulado, porque um artista em instante algum pode ser censurado. Todos merecerm grande respeito”, falou.

 

 

Segue Abaixo as Principais  Informações sobre a Federação:

 

Delegação FIC – Brasil

Presidente: Bruno Cesar Stippe Andrello
Rua Rui Barbosa, 192
01326-010 São Paulo – Brasil

tel: 11 – 3289-2574
cel: 11 – 8388-3805
e-mail: fic_delegazionebrasile@yahoo.com.br

site: www.fic.it