Cidadania: Curitiba divulga novas e rígidas normas para interessados; agora tudo deve ser acompanhado pela internet

CURITIBA – PR – O Consulado Geral da Itália em Curitiba acaba de alterar a forma de convocação dos interessados na obtenção do reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue. Segundo comunicado postado no site da representação diplomática e difundido também pelo Comites PR/SC, a partir do dia primeiro de dezembro próximo, os interessados serão convocados através da internet e não mais por carta.Com a volta dos nomes publicados na internet, os interessados podem também  acompanhar a “fila da cidadania”. Os que pretendem entrar na fila, isto é, apresentar pedido de reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue devem consultar atentamente o roteiro fornecido pelo Consulado que também remete à Internet todos os pedidos de fornecimento de passaporte italiano.
Outra novidade: depois da data fornecida como o prazo final para a aparesentação dos documentos, os interessados inadimplentes perderão o lugar na “fila”, tendo que apresentar, se for o caso, novo pedido. Esse prazo para atender à convocação, segundo o comunicado que tem a data de 17 de novembro, é de 120 dias, no máximo.
Segundo o mesmo aviso, o Consulado de Curitiba, que tem jurisdição sobre o Paraná e Santa Catarina, está chamando para apresentar os documentos atualmente os inscritos entre o número 12.151 e 12.300. Este é o último lote chamado que tem o prazo de apresentação da documentação em 31 de maio de 2012.
Segundo informa ainda o Consulado, “não serão fornecidas informações relativamente à data de convocação”. Para os solicitantes convocados até o número 109.681, o prazo de apresentação da documentação termina ainda este ano – em 31.12.2011. Os solicitantes convocados entre o número 10.682 e 12.150 deverão apresentar toda a documentação exigida até o dia 31 de março de 2012.
O Consulado de Curitiba informa ainda que todos aqueles que já apresentaram sua documentação para o reconhecimento da cidadania italiana e aos quais já foi  solicitada documentação suplementar, estes deverão fazê-lo dentro de 120 dias a contar da data em que foi recebida a solicitação. Terminado esse prazo, os interessados perderão – assim diz o comunicado – o lugar na fila de espera e deverão apresentar-se pessoalmente para retirar a documentação. Se, perdido o prazo, quiserem ainda obter o reconhecimento da cidadania italiana, deverão reapresentar o pedido entrando de novo na fila de espera. O Consulado informa que se eximirá de qualquer responsabilidade no caso de não retirada dos documentos.

Abaixo transcrevemos, em italiano, o texto do comunicado do Consulado de Curitiba:

PATROCINANDO SUA LEITURA

Settore Cittadinanza

• Ultima richiesta convocata per presentare i documenti: 12300
N.B. A partire dal 1/12/2011 le convocazioni verranno effettuate tramite questo sito e non piu’ per posta.
Non saranno fornite informazioni relative alla data di convocazione.

IMPORTANTE

• Richiedenti convocati fino al numero 10681: il termine per la presentazione della documentazione  è il 31.12.2011.

• Richiedenti convocati dal numero 10682 fino al numero 12150: il termine per la presentazione della documentazione  è il 31/03/2012.

• Richiedenti convocati dal numero 12151 fino al numero 12300: il termine per la presentazione della documentazione  è il 31/05/2012. 

Dopo la data indicata la relativa richiesta verrà considerata non più valida e gli interessati dovranno ripresentare la richiesta per entrare nuovamente nella lista d´attesa, secondo le modalità indicate nel nuovo roteiro.

Tutti coloro che hanno già presentato la propria documentazione per il riconoscimento della cittadinanza italiana e a cui questo Consolato Generale ha già richiesto documentazione integrativa, dovranno presentarla entro e non oltre 120 giorni dalla data in cui è stata ricevuta detta richiesta. Trascorso tale termine, gli interessati perderanno il proprio posto nella lista d’attesa e dovranno presentarsi personalmente per ritirare la propria documentazione (questo Consolato Generale non si riterrà responsabile dei documenti qui presentati in caso di mancato ritiro). Nel caso vogliano ottenere la cittadinanza italiana, gli stessi dovranno ripresentare la richiesta per entrare nella lista d’attesa, conformemente a quanto indicato nel nostro roteiro.