“Caros jornalistas de toda a América Latina, estimados fornecedores, frotistas, representantes das empresas seguradoras e colegas Fiat. É um grande prazer recebê-los neste grande lançamento da Fiat Automóveis, o grande Punto.

PATROCINANDO SUA LEITURA

   A Fiat voltou a superar mais de 30% de quota de mercado na Itália e a conquistar cotas em toda a Europa com seus belos e qualificados modelos, e o Fiat Punto é hoje o carro mais vendido na Itália e o Panda lidera o segmento “a” em toda a Europa.

   A nova arrancada da Fiat mostra a viabilidade do plano traçado pelo Dr. Marchione até 2010, quando o Fiat Group Automobiles deverá atingir 3,5 milhões de unidades vendidas. Uma nova Fiat, ainda mais ágil e potente, está surgindo no cenário global.

    Há uma constelação de fatores positivos, que nos leva a desenhar uma perspectiva de forte expansão da Fiat não só no Brasil, como em toda a América Latina e o lançamento do Punto nessa região significa uma nova página de sucesso na nossa história. Digo isso porque o Punto tem um papel muito especial. É através dele que vamos reforçar nossa energia, nossa criatividade, nosso desempenho, nossa capacidade de interpretar anseios e sonhos dos clientes em todos os mercados deste continente.

   No Brasil, enquanto o mercado cresceu 26%, nós crescemos 32%. Ampliamos nossa participação para 26%. No mercado externo, exportamos 63 mil veículos até julho deste ano contra 56 mil veículos no mesmo período do ano passado, o que representou um acréscimo de 10%.

   Fazemos carros cada vez mais desejados pelos consumidores e que despertam orgulho e satisfação naqueles que os adquirem e o novo Palio, lançado no início do ano, é uma clara demonstração do sucesso que temos obtido. Suas vendas subiram 50% este ano, mais que o dobro do crescimento do mercado.  

   A linha Adventure, presente no Palio, Doblò, Idea e na picape Strada, é um exemplo de nossa capacidade criativa e inovadora, sucesso em todos os países para onde é exportada. E o Punto, que lançamos agora, renova as nossas expectativas de grandes resultados, a começar pelas tecnologias inéditas que estamos lançando neste carro. Um exemplo é o Blue and Me. O Punto é também sinônimo de segurança.

   Estamos nos preparando, ainda mais, para responder ao mercado em crescimento. A fábrica de Betim já está operando em três turnos e produzirá este ano seu volume recorde, acima das 700 mil unidades de automóveis e comerciais leves. A Fiat está preparada para produzir no  Brasil e Argentina, no próximo ano, 850.000 veículos e, se o mercado continuar a crescer nesta velocidade, poderemos ampliar nossa produção para 1 milhão de automóveis.

   Gostaria de informar a vocês que a estruturação da nova Fiat também exige mudanças no nosso organograma. Estamos fazendo algumas mudanças estratégicas no nosso time.

   Franco Ciranni, que foi um dos responsáveis pela reabertura da fábrica de Córdoba, assume a superintendência da Fiat Powertrain. Gerardo Diego Bovone, responsável pela Comau América Latina, a partir de setembro, será o novo Diretor Geral da Fiat Auto Argentina. “E na Fiat Brasil, o nosso diretor de produto Carlos Eugênio, passa a assumir também as responsabilidades de desenvolvimento de negócios para o mercado externo”.