u PORTO ALEGRE – RS – Uma comitiva italiana da região do Vêneto, capitaneada pelo secretário para Fluxos Migratórios, Oscar De Bona, chegou no Estado do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (23.02.2007) e aqui permanecerá até o dia 5 de março, cumprindo extenso programa de visitas e atos oficiais que culminarão com a posse, no dia 4, em Bento Gonçalves, do Comitê das Associações Venetas do Rio Grande do Sul.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Segundo Cesar Prezzi, um dos organizadores do encontro, a comitiva é composta por cerca de 40 pessoas e está percorrendo diversas cidades, principalmente na Serra Gaúcha e no Norte do Estado. Além da equipe que acompanha De Bona, estão no Brasil também representantes dos municípios de Nove (Vicenza), de Borso Del Grappa (Treviso),  e de Seren Del Grappa (Belluno), além dos municípios que celebrarão tratado de amizade (gemellaggio): San Biagio (Treviso) com o município gaúcho de Santa Tereza, e Borso Del Grappa (Treviso) com o município de Carlos Barbosa. O representante do governo vêneto cumprirá estenso programa também na região norte do Rio Grande do Sul, em visita às associações ligadas à Fainors, com sede em Erechim. Na Serra Gaúcha, De Bona visitará as principais atrações turísticas da região, incluindo cantinas e empresas fundadas por imigrantes italianos, como, por exemplo, a Tramontina, além de Gramado e Canela.

O ponto culminante da visita acontecerá dia 4 de março, na câmara de vereadores de Bento Gonçalves, com a participação de todas as associações vênetas do Rio Grande do Sul formalmente reconhecidas pelo governo vêneto. Ali, às 11 horas, terá início a solenidade de instalação e posse do Comitê que se constituirá no interlocutor privilegiado da comunidade veneto-gaúcha junto ao governo da Região do Vêneto. O fato está sendo aguardado com muita expectativa uma vez que coroa um longo período de articulações e entendimentos para vencer dissidências existentes entre as lideranças dos três principais pólos da comunidade veneta riograndense.

As associações vênetas do RS convidadas para a solenidade de instalação do Comitê, segundo divulgaram os organizadores do evento, são as seguintes: Associação “Caminhos De Pedra”, de Bento Gonçalves; Associação Cultural “Garibaldi”, de Carazinho; Associação Vêneta de Nova Pádua, Nova Pádua; Associação Vêneta do Rio Grande do Sul, de Caxias do Sul; Circolo A.N.E.A., de Porto Alegre; Circolo U.L.E.V., de Porto Alegre; Círculo Vêneto, de Santa Maria; Circolo  Veronesi nel Mondo, de Porto Alegre; Fameja Polesana,  de São João do Polésine; Associação Cultural Italo-Brasileira, de Vila Flores; Associação de Turismo aa Serra Nordeste, de Bento Gonçalves; Associação Nacional dos Emigrandos e ex-imigrados das Américas e Austrália – Brasil (ANEA), de Porto Alegre; Associazione A.N.E.A. do Vale dos Antas, de Bento Gonçalves; Associação A.N.E.A., de Veranópolis; Associação da Gioventude Triveneto-Lombarda, de Serafina Correa; Associação Origine Italiana, de Serafina Correa; Associazione Trevisani nel Mondo – Sezione Erechim; Centro de Tradições Italianas, de Monte Belo do Sul, Círculo Italiano, de Caxias do Sul ; Circolo Veneto, de Bento Gonçalves; Circolo Trevisani nel Mondo, de Porto Alegre; Circolo Veneto,  de São Sepé; Circolo Vicentini nel Mondo, de Flores da Cunha; Circolo Vicentini nel Mondo, de Santa Maria; Círculo Vicentino, de Erechim; Famiglia Bellunese, de Erechim; Famiglia Bellunese, de Porto Alegre; Valle in Fiori – Società Italiana – Società degli Immigranti Italiani della Valle del fiume Jaguary, de Santiago.