u BENTO GONÇALVES – RS – Programada para este domingo, a partir das 11, a solenidade de constituição e instalação do Comitê das Associações Venetas do Rio Grande do Sul corre o risco de aprofundar as dissidências que até aqui postergaram a constituição da entidade. O encontro fora convocado pelo secretário para Fluxos Migratórios do governo do Vêneto, Oscar de Bona, que encarregara uma comissão precursora, sediada em Bento Gonçalves, com o objetivo de aplainar o caminho mas, ao que tudo indica, até aqui não alcançou o objetivo.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Um dos pólos que reivindica a liderança vêneta no Estado – capitaneado por Paulo Massolini, de Serafina Corrêa, que assina como presidente da Federação dos Vênetos do Rio Grande do Sul (os outros dois pólos situam-se em Bento Gonçalves e em Erechim) convocou uma reunião prévia, no mesmo domingo dia 4, a partir das 8h30min, de todas as associações que representa, porque “não aceita a forma como estão sendo conduzidos os trabalhos”. No ofício datado de 22 de fevereiro, Massolini, que é também o presidente da Fibra – Federação de Entidades Ítalio-Brasileiras, acusa “um grupo limitado de pessoas” que “está buscando monopolizar a representação, objetivando, exclusivamente, atender interesses particulares, passando por cima de entidades devidamente constituídas”. Sem falar em nomes, Massolini denuncia que “numa composição de direção com oito cargos, três deles estão colocados numa única entidade de Bento Gonçalves e dois para outra agremiação de Erechim”,  privilegiando – segundo diz – duas entidades e duas regiões do Estado. No ofício, Massolini explica como pretende conduzir a formação de chapa visando a direção do Comitê que, segundo a legislação vêneta, constituir-se-á no fórum privilegiado e único de todo o relacionamento do governo da Região com a comunidade vêneta riograndense. “Convidaremos o Assessor Oscar de Bona e autoridades para estarem presentes nessa reunião prévia”,  adverte Massolini. Essa reunião prévia está convocada para o auditório paroquial da Igreja Santo Antônio, de Bento Gonçalves.

Em seguida, já quando De Bona se encontrava no Rio Grande do Sul, seu diretor Egidio Pistore escreveu de Veneza para informar não acreditar que a autoridade italiana vá prestigiar a reunião convocada por Massolini, mas, sim, irá à outra reunião institucionalmente convocada (ver a íntegra da carta abaixo). Com base no conteúdo dessa correspondência, um aviso foi emitido nesta quinta-feira (01-03) por Cesar Prezzi, um dos integrantes da comissão que organiza o evento, para informar que “no próximo domingo será realizada somente (o grifo é original) uma Assembléia  presidida pelo Dr. Oscar De Bona às 12:00 horas na Câmara Municipal de Vereadores em Bento Gonçalves” e que “todas  demais convocações ou  reuniões não fazem parte da  agenda oficial da Giunta Regionale del Veneto”.

Prezzi informa que deverá estar presente a governadora do Estado, Yeda Rorato Crusius, e o cônsul geral da Itália para o Rio Grande do Sul, Francesco Bárbaro, entre outras outoridades, “O Governo do Vêneto e o Governo do RS – adverte o comunicado doe Prezzi – irão   comunicar que  somente um Comitato Veneto será reconhecido por ambos os governos”.

Um analista ouvido por Insieme explica que as dissidências no seio da comunidade ítalo-gaúcha são antigas e bem conhecidas. Elas ficaram evidentes também quando da instalação da Consulta Vêneta, em Bento Gonçalves, no final de 2005, contrapondo interesses das cidades de Caxias do Sul e de Bento. “Em muitas oportunidades, quando não atrapalham, essas dissidências constituem, mesmo, a motivação principal de muito trabalho e dedicação dos vários grupos”. Vai depender da habilidade de muitos para que a instalação do Comitê Vêneto, em lugar do aprofundamento das cisões, produza um final feliz por todos esperado.

 

Confira, em sua íntegra, as correspondências citadas:

 

n 1 – DE BONA CONVIDA PARA A INSTALAÇÃO DO COMITÊ

 

u Alle Associazioni Venete dello Stato Del Rio Grando do Sul

Loro Indirizzi

Carissimi,

 

Sono felice di informarVi che il giorno 4 Marzo 2007 sarò con Voi a Bento Gonçalves presso la Camara Municipal de Veradores de Bento Gonçalves – Av. Dr. Casagrande, 270 – Bairro Centro – Bento Gonçalves – fone: 55.54.3451.1855, per l’insediamento ufficiale del Comitato delle Associazioni veneti del Rio Grando do Sul e per l’elezione delle cariche sociali.

E’ un importante appuntamento al quale Vi aspetto numerosi perché la costituzione del Comitato dei Veneti del Rio Grando do Sul va considerato come un traguardo per tutti Voi dopo lunghi anni di lavoro, e un momento di particolare importanza istituzionale perché con la costituzione del Comitato finalmente anche i numerosi e operosi discendenti dei Veneti del Rio Grando do Sul, avranno il loro rappresentante alla Consulta regionale dei Veneti nel mondo, e il Governo della Regione un interlocutore con il quale confrontarsi e programmare .

Vi aspetto quindi tutti domenica 4.03.2007 alle ore 12.00 presso la Camara Municipal de Veradores de Bento Gonçalves.

In attesa di incontrarvi numerosi, invio a tutti un cordiale saluto.

Arch. Oscar De Bona – Assessore alle Politiche dei Flussi Migratori

 

n 2 – MASSOLINI DISCORDA E CONVOCA ASSEMBLÉIA PRÉVIA

 

u Federação dos Vênetos do Rio Grande do Sul -Brasil-

Of. 33/07         

Porto Alegre, 22 de Fevereiro de 2007.

Prezado Senhor:

Na oportunidade em que cumprimentamos Vossa Senhoria temos por objetivo informar que no dia 04/03/2007 (domingo) estará na cidade de Bento Gonçalves, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, às 11h, o Sr. Oscar de Bona – Assessor alle Politiche dei Flussi Migratori, com a finalidade de constituir uma Entidade Representativa dos Vênetos no Rio Grande do Sul.

Diante disso, a FEVÊNETO, devidamente constituída, vê, nessa oportunidade, o momento de reunir todas as associações em busca da consolidação de sua representação.

Ocorre que a FEVÊNETO não aceita a forma como estão sendo conduzidos os trabalhos para a realização do encontro, já que um grupo limitado de pessoas está buscando monopolizar a representação, objetivando, exclusivamente, atender interesses particulares, passando por cima de entidades devidamente constituídas. Exemplo disso é o fato de que numa composição de direção com oito cargos, três deles estão alocados numa única entidade de Bento Gonçalves e dois para outra agremiação de Erechim. Isso privilegia apenas duas entidades e duas regiões do Estado.

A FEVÊNETO, contrária a essa exclusão da discussão de representação dos Vênetos no Rio Grande do Sul está convocando a Entidade Presidida por Vossa Senhoria para participar de uma reunião preparatória onde se buscará:

a) ampliar o número da representação;

b) tomar posição em relação a condução dos trabalhos levados a termo pelo organizadores do evento de Bento Gonçalves;

c) deliberar sobre a apresentação de chapa para dirigir a entidade representativa a ser criada nessa reunião, valorizando cada uma das Regiões do Estado através da escolha de uma Diretoria com Presidente, (02)Vice-Presidentes, (03) Secretários (Executivo e 02 Administrativos); (02) Tesoureiros; (03) Conselheiros Fiscais, (01) Delegado Estadual e escolha de (30) Conselheiros Regionais que farão parte da Diretoria. Se for deliberado esta opção sua Entidade poderá ser indicada para um destes cargos;

d) escolha de Coordenadores dos Departamentos de GEMELLAGGIO (03 Coordenadores), Departamento de GIUVENTÙ VENETA (03 Coordenadores) e (02) dois Diretores para cada entidades representativas das Províncias do Vêneto e de outras Associações.

A reunião será realizada dia 04/03/07 (domingo) às 08:30 horas no Auditório Paroquial da Igreja Santo Antônio – Centro – Rua Marechal Deodoro, 293 – Bento Gonçalves – Rs.                                                               

Diante do caráter formal de constituição da entidade Veneta, os representantes das Associações deverão estar portando documento oficial da entidade que indique a capacidade de representação. Se possível trazer junto cópia do Estatuto da Entidade que representa, ou termo de compromisso de apresentação posterior.

Por final, contamos com a colaboração de Vossa Senhoria para levar o presente convite a todas entidades de representatividade Veneta na sua Região, inclusive autorizamos, desde já, a publicação do presente convite nos meios de comunicação.

Registramos que convidaremos o Ass. Oscar de Bona e autoridades para estarem presentes nessa reunião prévia.

Certos de estar tornando transparente e participativa a oficialização da Entidade Veneta do Rio Grande do Sul, contamos com Vossa presença.

Contatos pelos fones (54) 9144-9779

 (54) 99747668.

Atenciosamente.

Dr. Paulo Massolini

Presidente Provisório da FEVENETO

ENDEREÇO PROVISÓRIO

Via Gênova, 202 – CEP 99250-000 – Serafina Corrêa – RS – Brasil

Fone: (54) 3444 1143 – Fax: (54) 3444 1630 – E-mail: fibrars@net11.com.br

 

n 3 – GOVERNO VÊNETO RESPONDE

 

< ?xml:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" />u Alla Federaçao dos Venetos do Rio grande do Sul

Dr Paulo Massolini

Brasile

Caro Massolini,

io sono già in partenza per il Brasile e ho avuto notizia dall’ufficio della Tua lettera del 27.2.07.

L’Assessore De Bona sta in Brasile già da qualche giorno e secondo l’agenda a me nota, è stato in Rio Grande du sul fino a oggi, sarà all’interno fino a venerdì sera, e sarà a Bento Gonçalves nel pomeriggio di sabato prossimo. Per sabato pomeriggio sarò a Bento anch’io.

Saremo a disposizione per approfondire e illustrare, ancora una volta come già ripetutamente fatto in passato, quanto la legge regionale prevede per il riconoscimento dei comitati.

Io non credo che l’Assessore De Bona potrà a partecipare alla riunione di domenica mattina alle ore 9.00, trattandosi di convocazione non concordata e stante il fatto che c’è una convocazione istituzionale da parte della Giunta regionale alle ore 12.00 di tutte le associazioni venete del Rio grande do sul.

Scusa la sinteticità ho dettato la lettera dall’aereoporto.

Cordialmente, a presto

il Dirigente dr. Egidio Pistore

 

n 4 – A CORRESPONDÊNCIA DE BENTO GONÇALVES

 

u Caros amigos  bom dia!!

Segue uma cópia  de carta  oficial   expedida  pela  Regione Veneto, assinada pelo Dr. Egidio Pistore e  enviada ontem para todas Associações  Venetas.

Informa que no próximo domingo será realizada SOMENTE uma Assembléia  presidida pelo do Dr. Oscar De Bona às 12:00 horas na Câmara Municipal de Vereadores em Bento Gonçalves.

Todas  demais convocações ou  reuniões não fazem parte da  agenda oficial da Giunta Regionale del Veneto.

A Assembléia contará com a presença da Governadora Sra Yeda Rorato Crusius e Secretário de Desenvolvimento para Assuntos Internacionais Dr. Nelson Proença ( convidados  ontem pessoalmente pelo Dr. De Bona )e também do Sr. Consul Geral da Itália Sr. Francesco Bárbaro, Prefeitos  da Itália e do RS.

O Governo do Veneto e o Governo do RS  irão   comunicar que  somente um COMITATO VENETO será reconhecido por ambos os governos.

No domingo  entre as  Associações e Círcolos Venetos  previamente e diretamente  convocados pela Regione Veneto, são convidados a constituir este Comitato/Federação do RS e eleger direta ou indiretamente os órgãos  diretivos. As Associações  convocadas  são representativas de todas regiões do Estado do Rio Grande do Sul e também  das sete Províncias do Veneto. É sem dúvida a  forma mais democrática e representativa de  formalizar  um Comitato Veneto.

Salientamos e saudamos o aspecto festivo e democrático assim como o encaminhamento realizado  pela Regione Veneto como forma de  valorizar os  representantes  de todas partes de nosso Estado e as Associações  oficialmente reconhecidas.

Salientamos a importância  da presença de todos para garantir e  apoiar  a Instalação do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul.

Com a sua participação  realizaremos uma  belíssima confraternização, inclusive  com a presença das Associações que terão a documentação regularizada posteriormente.

A Assembléia  será  soberana e terá  responsabilidade de  decidir e encaminhar  todas  questões  relacionadas  a escolha ou adequação de estatuto, composição de diretoria e de departamentos, denominação final da entidade, regularização e inscrição das entidades  não reconhecidas e com documentação  pendente junto a Regione Veneto.

Segue abaixo uma síntese do programa:

 Programa:

– 10:00 recepção das comitivas na  Cooperativa Aurora.

– 11:00 deslocamento  para Câmara Municipal de Vereadores

– 12:00 instalação do COMITATO VENETO –  Federação

-13:30 almoço no Hotel Villa Michelon para convidados que confirmarem  antecipadamente e abertura da Mostra Demo Via e Gemellaggi que contará com a presença do cartunista IOTTI e Prefeitos das cidades que possuem este Tratado.

– 16:00 tour  vinícola Miolo no Vale dos Vinhedos

 Obs: solicitamos  trazer a bandeira de sua associação  e do seu município.

Imprescindível confirmar  até o dia 01/março/2007  o número de pessoas que irão participar do almoço com as autoridades. O preço é de R$ 25,00.  Contatar com Sra. Neuza Zoldan no fone 54.99761750 Atenciosas saudações.