Conferência na sede da Embaixada enfoca Brasil e Itália no contexto global

Brasil e Itália no contexto global: experiências e modelos de desenvolvimento 12 de março de 2012, Brasília

PATROCINANDO SUA LEITURA

 BRASILIA – DF –

A associação Guido e Maria Carli, o Banco Central da Itália e a Associação Bancária Italiana organizam na segunda-feira, 12 de março de 2012, em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil, a conferência “Brasil e Itália no contexto global: experiências e modelos de desenvolvimento”, organizada no âmbito do Momento Itália Brasil 2011/2012 (MIB), na qual é prevista a participação de importantes participações de ambos os países.

A conferência que será realizada na Embaixada da Itália em Brasília é organizada com o Patrocínio Institucional da Presidência da República Federativa do Brasil e da Presidência da República Italiana.

Confirmaram a participação Alexandre Tombini, Presidente do Banco Central; Fabrizio Saccomanni, Diretor Geral do Banco Central da Itália; Guido Rosa, Vice-Presidente da Associação Bancária Italiana; Franco Bernabè, Presidente de Telecom Itália; Andrea Beltratti, Presidente do Conselho de Gestão de Intesa Sanpaolo; Federico Carli, Vice-Presidente da Associação Guido e Maria Carli; Gian Maria Gros-Pietro, economista da LUISS Guido Carli; Gherardo La Francesca, Embaixador da Itália no Brasil; Octavio de Barros, Chefe Economista do Banco Bradesco. A iniciativa aguarda ainda a confirmação da participação de algumas personalidades relevantes da política brasileira.

A conferência pretende promover a compreensão entre Itália e Brasil sobre as respectivas políticas econômicas e a consolidar os laços econômicos, financeiros e empresariais entre as classes dirigentes dos dois países. O tema será o crescimento, em particular importância para as infraestruturas, materiais e imateriais, para a ativação e manutenção de um processo de desenvolvimento sustentável.

Itália e Brasil podem vangloriar-se de seculares relações de amizade fundadas antes de tudo em relações comerciais, em iniciativas empresariais e numa troca recíproca de homens e idéias que permitiram a realização nos dois países de projetos de grande sucesso e de vencedor enriquecimento, não apenas econômico mas também cultural e civil.

Alguns dados confirmam a linha de tendência extremamente positiva para as relações econômicas entre os dois países. Em 2011 o intercâmbio comercial entre Brasil e Itália atingiu o valor recorde de quase 11,7 bilhões de dólares, aumentando em 28,5% com relação a 2010. As importações no Brasil da Itália – compostas em mais de 50% por produtos de alto valor agregado e alta intensidade tecnológica, como maquinários têxteis, embalagens, materiais plásticos, veículos, helicópteros, embarcações a motor, vacinas – cresceram em 28,6% respeito a 2010, atingindo o valor nunca registrado de 6,2 bilhões de dólares. Tal performance permitiu à Itália de aumentar sua cota de mercado, passada de 2,7% à 2,8%, e de confirmar-se como oitavo fornecedor do Brasil e o segundo entre os países europeus.

A Itália é alem disso o sétimo país de destinação das exportações do Brasil. Estas últimas aumentaram em 28,5% com relação a 2010 chegando ao valor de 5,4 milhões de dólares. Mais de 50% tratam-se de produtos agrícolas ou minerais.

Com relação aos investimentos diretos, a Itália ocupa a nona posição com quase 18 bilhões de investimentos, antecipando Holanda, Canadá, Luxemburgo e Suíça. Os investimentos italianos se concentram mais de 30% nos serviços e nas telecomunicações e cerca de 30% no setor automotivo.

O censo sobre a presença empresarial italiana no Brasil registra cerca de 700 filiais e estabelecimentos produtivos operantes no país.

Por ocasião do evento, será também relançada a participação das empresas italianas no suporte à iniciativa Ciências Sem Fronteiras, programa do governo brasileiro que prevê a concessão de 100 mil bolsas de estudos para favorecer a internacionalização da formação de estudantes e pesquisadores brasileiros. A Itália é um dos cinco países parceiros de tal projeto e é previsto o acolhimento de 6 mil estudantes brasileiros na Itália durante quatro anos.

Os parceiros da conferência são: Seguros Brasil, Avio, Enel/Endesa, Folha de S. Paulo, Fondazione Corriere della Será, KPMG, Intesa San Paolo, Luiss Guido Carli, Pirelli, TAP, TIM Brasil, Telespazio, Valor Econômico.

Durante a conferência, a qual participarão personalidades importantes da política e da economia, serão apresentados projetos importantes de cooperação econômica e científico-tecnológica entre Itália e Brasil.