CURITIBA – PR – O Consulado Geral da Itália em Curitiba, em conjunto com o Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas da Universidade Federal do Paraná e a Associação Insieme Brasil promovem, no próximo dia primeiro de junho (01.06.2009) um seminário intitulado “Construindo uma cidadania ítalo-brasileira”. O encontro, que durará todo o dia, será realizado nas dependências da própria UFPR (Edifício Dom Pedro II, décimo andar).
A abertura do encontro está programada para as 9 horas, seguindo-se a primeira sessão com a palestra “Cidadania, múltiplos olhares”, sob a coordenação de Elvira Federici, do Consulado. Devem falar Rosario Grengi, do Mae, sobre o conceito jurídico de cidadania no direito internacional e nacional: Adriana Postinghel, do Consulado, sobre os aspectos administrativos do reconhecimento e da concessão da cidadania italiana; e Walter Petruzziello, do CGIE, sobre os direitos e deveres dos duplo cidadãos.
Depois de uma pausa para café, Lucia Zanette, da UFPR, fala sobre cidadania e identidade: língua e literatura como fatores fundamentais da identidade, enquanto a escritora Bruna Peyrot fará vídeoconferência sobr a “cidadania interior”.
Na segunda sessão, à tarde, haverá mesa redonda sobre os novos ítalo-brasileiros, coordenada por Giulio Mattiazzi, da Associação Insieme Brasil (uma Ong vinculada à central sindical italiana CGIL). Devem falar Vinicius Berlendis, sobre uma cidadania cultural através de uma editora; Marcos Costa, sobre o tema “da Itália ao Brasil, que levo, que encontro”; Silvio Bettio sobre “ser brasileiro, ser italiano: o relacionamento com a língua italiana”; Karine Marielly Rocha da Cunha, sobre “a lingua é uma possível cidadania?”; Roberto Colliva, sobre “a empresa como ponte entre a Itália e o Brasil”; Fernando Devecchi, sobre “a Itália, a Argentina e o Brasil: uma cidadania plural”; e Carlolina Follador, sobre “estudar e pesquisar, uma esperiência entre o Brasil e a Itália”.
No dia 6 de junho, na sede da Sociedade Garibaldi, o seminário continua com o “workshop” sobre “Ferramentas para um a cidadania transnacional” com a apresentação de uma pesquisa realizada entre aspirantes à cidadania italiana em Curitiba em 1995, por Cassiana Toazza, do Consulado da Itália em Curitiba.
Aos participantes, os organizadores garantem a entrega de um certificado. Mais informações pelo fone 041-3225-2025

PATROCINANDO SUA LEITURA