Consulado de São Paulo ganha casa nova em meados de setembro.

1581

u SÃO PAULO – SP – Está prevista para a segunda metade de setembro a mudança da sede do Consulado Geral da Itália em São Paulo. A confirmação é do cônsul geral Gian Luca Bertinetto, feita durante a visita que promoveu às obras de reforma da nova sede em companhia dos senadores da Comissão de Constituição do Senado Italiano, em rápida visita ao Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) neste final de junho, acompanhados do embaixador Michele Valensise. O consulado será instalado em plena Avenida Paulista, no edifício que era sede do BNL – Banca Nacionale del Lavoro.
A visita às obras amenizou um pouco o clima da reunião havida, pouco antes, na residência do cônsul Bertinetto, quando representantes da comunidade italiana debateram (dia 29.06.2005) com os senadores aspectos relacionados ao exercício do voto dos italianos no exterior e à eleição de seis senadores e 12 deputados pela “circunscrição do exterior”.  Os senadores, que estiveram também na Argentina, estiveram em missão oficial colhendo subsídios para nortear sua ação no Parlamento Italiano, e demonstraram divergir, em muitos aspectos, da expectativa gerada no seio da comunidade ítalo-brasileira de São Paulo pelo iminente funcionamento da nova circunscrição.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

5000 M2 – Segundo o engenheiro  Maurizio Ado Daelli – um dos coordenadores das obras de reforma e adaptação, a nova sede consular terá cerca de 5000 metros quadrados de área útil. Todo o edifício está em reparos e o custo dos serviços está orçado em 950 mil euros (cerca de R$ 2,7 milhões). Cada andar do edifício tem cerca de 250 m2 de área construída.
Dois dos andares (o segundo e o terceiro) serão ocupados pelos escritórios do  ICE (Istituto Commercio Estero) com jurisdição em todo o Brasil. O Consulado de São Paulo tem jurisdição sobre o Estado de São Paulo,  Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. A nova sede consular deverá melhorar os serviços prestados à comunidade, hoje atendida na Avenida Higienópolis, n° 436. O novo endereço situa-se na Avenida Paulista 1963.