u SÃO PAULO-SP – Com o objetivo de consolidar sua participação, atualmente em 47% do mercado brasileiro de máquinas para construção, a Cummins lançou na M&T Expo 2006 – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, que aconteceu de 6 a 10 de junho, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo, seu mais moderno motor eletrônico, o QSB 6.7 Tier III. Integrante da mais avançada família de motores eletrônicos, o QSB 6.7 Tier III é confiável, robusto, pode desenvolver até 275 cv de potência e é indicado para utilização em máquinas de construção.

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Por ser mais avançado, o lançamento da Cummins para o setor da construção possibilita também uma expressiva economia de combustível. Além disso, atende às rígidas normas de emissões que, cada vez mais, ganha importância em todas as atividades produtivas. Outra vantagem do lançamento da Cummins em relação aos motores convencionais é que ele possibilita ampliar o intervalo de manutenção. Conta ponto também o fato de o novo motor reduzir de 3 a 4 decibéis o nível de ruído, fator que oferece maior conforto ao operador da máquina, condição que resulta em aumento da produtividade.

Na avaliação da direção da Cummins, motores como o QSB 6.7, que atendem perfeitamente as necessidades do segmento da construção, são resultados de uma estratégia mercadológica cujo foco está centrado em conhecer cada vez melhor o setor para desenvolver produtos adequados à atividade. É isso que, segundo a empresa, fez com que sua participação de mercado da empresa nesse segmento saltasse de 33%, em 2001, para 47% no ano passado.

Para o gerente de Negócios Industriais da Cummins, Luis Chain Faraj, as características de robustez, durabilidade e confiabilidade, mundialmente reconhecidas nos produtos da marca Cummins, foram valorizadas pelos empresários e operadores do segmento de máquinas utilizadas no mercado de construção. “Como nós optamos por ter um foco dedicado a esse nicho de mercado, tivemos esse expressivo crescimento”, diz Chain.

Segundo ele, como a empresa determinou como estratégia atender esse segmento, todos os esforços da engenharia, do marketing e do pós-venda foram direcionados para entender o que é esse segmento, o que ele deseja para então desenhar um motor que atendesse totalmente suas necessidades. E o objetivo agora é continuar investindo para ampliar a gama de produtos ofertados, disponibilizando o máximo de aplicações possível.

SUPORTE TOTAL AO USUÁRIO – Ciente da importância que tem uma pronta assistência técnica para o setor da construção, a Cummins desenvolveu um suporte para atender prontamente as necessidades básicas do usuário. Para tanto, ela tem cobertura nacional, atendimento 24 horas durante 365 dias do ano, disponibilidade de peças e motor recondicionado, literatura de serviço disponível e atualizada e ferramentas especialmente desenvolvidas para os equipamentos desse segmento.

Esses atributos são coroados por uma estratégia que prevê excelência no suporte aos clientes, de forma a torná-los fiel à marca. Nesse sentido, ganha importância o amplo programa de capacitação dado à rede. Esse programa ganhou recentemente o reforço da Universidade Cummins, que tem a função não apenas de capacitar tecnicamente os engenheiros, mecânicos e técnicos da rede Cummins, mas também passar noções de pós-venda, de marketing e de atendimento ao cliente. “O objetivo é conscientizar no sentido de fazermos reparos rápidos e consistentes da primeira vez para evitar retrabalho”, finaliza o gerente de Negócios Industriais da Cummins, Luis Chain Faraj.

Toda essa preocupação com capacitação é constante. Recentemente, a empresa enviou para seus distribuidores, módulos para treinar e capacitar os funcionários a operar com motores eletrônicos. O objetivo, segundo a área de Pós-venda da empresa, é “nivelar as informações e o conhecimento de todos os técnicos da rede sobre os motores eletrônicos”. O objetivo é bem prático: mostrar aos mecânicos, técnicos e engenheiros como fazer o diagnóstico, conhecer as falhas, e como corrigi-las. O treinamento será supervisionado por um profissional da própria distribuidora, que já tenha passado por um curso intensivo sobre motores eletrônicos na fábrica ou que seja um dos formados pela Universidade Cummins.

O módulo não se destina apenas aos funcionários das distribuidoras, mas também aos profissionais de grandes clientes e frotistas que utilizam motores Cummins. No total foram enviados 10 módulos para as matrizes das distribuidoras. Além de um motor Interact, o distribuidor recebeu também vários periféricos do motor, como bateria e painel de controle. A idéia é que a capacitação seja a mais próxima da realidade que esses profissionais encontrarão na rotina diária das oficinas e dos clientes.