Foto Flávio J. Brugnago / Insieme3

torre2.jpg

PATROCINANDO SUA LEITURA

Colocação da cobertura da torrfe da Chiesetta Alpina ocorreu no dia 30 de outubro.

CURITIBA – PR – Será no próximo sábado, dia 22, a solenidade de dedicação da “Chiesetta Alpina” de Jaraguá do Sul-SC – um monumento em homenagem à fé dos imigrantes que nunca mais voltaram à sua pátria de origem. O evento começará às10 horas da manhã no Morro Boa Vista  com missa solene oficiada pelo bispo dom Irineu Scherer e cerimônia de consagração da igreja a Cristo dos Alpes e sua dedicação ao “Papa Sorriso” (João Paulo I, Albino Luciani, nascido em Canale D’Agordo), seguindo-se a entrega oficial das obras ao Círculo Italiano de Jaraguá, que ficará responsável pela manutenção do monumento.

Para o evento, os comitês promotor e de construção da obra, cuja pedra fundamental foi lançada em 10/11/2010, convidou autoridades e lideranças italianas dos Estados do Paraná e Santa Catarina, além de uma comitiva italiana, que chegou ontem (15/11) liderada pelo engenheiro Luca Luchetta, por duas vezes prefeito do município de Vallada Agordina e hoje presidente da Comunidade Montana Agordina que agrega 15 municípios daquela região.

Segundo a agente consular em Jaraguá e parente do “Papa Sorriso”, Iria Tancon, a comitiva é formada por doze pessoas e entre elas está o artista Franco Maurer (filho de Augusto Murer que fez as portas de S. Pelegrino de Caxias do Sul) que irá fazer uma pintura na parede de entrada do presbitério da igreja. Iria informa ainda que “veio também outra artista da montanha: Anna Marmolada, que ira afescar o capitel que os alpinos construíram no local para a inauguração da Chiesetta (ocorrida em 15/12/2012). Trabalharão durante esta semana para poder deixar tudo pronto no dia da celebração”. O  presidente da Ana – Associazione Nazionale Alpini, Sebastiano Favero e o seu vice, Ferruccio Minelli, também estarão presentes, segundo Tancon. A entidade congrega cerca de 350 mil alpinos em toda a Itália.

Nas últimas semanas ocorreram as obras finais do monumento. No dia 30 de outubro foi colocada a cobertura da torre que, pesando cinco toneladas e meia, tem 15 metros de altura (no total, ela mede 27 metros de altura). No local foi também colocado o altar feito em pedra dolomita, vindo da Itália. Toda a obra foi financiada por doações de empresas e cidadãos que acreditaram na iniciativa.

A chieseta foi construída com 132,35m² sobre área de 20.000m², no morro Boa Vista, doada pela família Spezia. Projetada pelo arquiteto João Barba, a obra tem suas formas inspiradas na “chiesetta” de San Simon Apóstolo, erguida no século IX (meados do ano 800) na cidade de Vallada Agordina, província de Belluno, Itália. Camponeses daquela região emigraram para o sul do Brasil no século XiX, época da colonização.

A “Chiesetta” tem espaço para 60 pessoas sentadas, e faz parte deo Parque Ecológico Ângelo Spezia. Com sua localização privilegiada – lê-se na página da internet a ela dedicada – “o monumento será iluminado à noite com iluminação artificial, podendo ser visto a partir de boa parte da cidade, terá identidade própria, representando a história dramática da imigração européia na região sul do Brasil, através de ornamentos e afrescos. Em seu entorno, o jardim circundante contará com espécies de pinheiros da região alpina, obras de arte, inscrições em homenagem aos patrocinadores, áreas de convívio para os visitantes, estacionamento, instalações sanitárias e vigia. Na área remanescente, será formado um bosque com árvores típicas da região alpina”. Um salão social e estacionamento completará a obra que se prestará a eventos especiais, como casamentos, comemorações e romarias.

A comissão de construção, presidida pelo empresário Vicente Donini, é composta ainda por Almir Roberto Negri, Anselmo Ramos, Jair Alquini, João Barba Neto e Luiz Antonio Negri, enquanto o comitê promotor, presidido por  Célio Bayer, é formado por Aclinio Feder, Alfredo Fontanive, Flávio José Brugnago, Iria Tancon, Irineu Bianchi, Josimar Luiz Mattedi, Nidiana Grazziana Lazzaris, Paulo Ademir Ploriani e Verônica Salgado e Vicente Caropreso que, além de sua batalha pelo asfaltamento do acesso ao monumento, conseguiu a inclusão da “Chiesetta” no Roteiro Estadual de Turismo Religioso.

Fotos Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme

tres momentos.jpg

Tres momentos da “Chiesetta”: Iria Tancon, o arquiteto João Barba e Celio Bayer relatam o projeto ao editor da Revista Insieme em 08/09/2010; Spezia, o doador do terreno durante a festa de lançamento da pedra fundamental da obra, em 10/11/2010; a inauguração da “Chieseta” em 15/12/2012.