Fabio Porta também enviou mensagem ao governador Luiz Henrique da Silveira, expressando pesar e apoio, em seu nome e no do Parlamento italiano
u O deputado italiano Fabio Porta (PD), eleito pela circunscrição Exterior América do Sul, na Câmara dos Deputados da Itália, encaminhou à Provincia Autonoma de Trento, nesta quinta-feira (27), uma solicitação de ajuda a Santa Catarina, em vista das fortes chuvas que atingiram o Estado. O parlamentar, em carta enviada a Lorenzo Dallai, presidente da Província, chamou a atenção, especialmente, para a grave situação do Vale do Itajaí, onde um grande número de ítalo-descendentes é residente e se encontra desabrigado.
– Estamos certos que a Provincia de Trento saberá responder, com a presteza e solidariedade que sempre a têm distinguida, a este grave desastre que, entre outras, atingiu tantas famílias de nossos emigrados – enfatizou Fabio Porta.
O parlamentar também enviou uma mensagem de pesar e de apoio ao governador Luiz Henrique da Silveira, colocando-se à disposição para colaborar no que estiver ao seu alcance, “a fim de ajudar a restituir a normalidade neste Estado que tanto orgulha o Brasil, e que tão fortes relações têm com a Itália”, afirmou. Fabio Porta, em sua manifestação, expressou também a convicção de que “a força, a virtude e o dinamismo do povo de Santa Catarina determinarão a rápida superação dos graves acontecimentos”.
Informações sobre Fabio Porta
Fabio Porta foi eleito deputado pelo Partido Democrático (PD), nas últimas eleições parlamentares que ocorreram na Itália, em 13 de abril de 2008. Ele foi eleito com o voto dos italianos que residem no exterior (todos aqueles que possuem cidadania italiana e o devido registro no cadastro de italianos residentes no exterior), pela América do Sul – chamada circunscrição América Meridional-, para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados na Itália; ele é o único parlamentar radicado no Brasil, no Parlamento italiano – cujo sistema eleitoral permite aos italianos que residem fora da Itália terem seus representantes. É vice-presidente do Comitê Permanente para os Italianos no Exterior, instituído pela Comissão das Relações Exteriores da Câmara dos Deputados italiana.
Histórico
Natural de Caltagirone (Itália), Fabio Porta, 44 anos, é casado, tem duas filhas e reside na cidade de São Paulo. Ele é formado em Sociologia Econômica na Universidade de Roma – La Sapienza, com especialização em Educação de adultos, cursada na Universidade de Firenze. Em 1986, passou a se dedicar à formação e ao desenvolvimento de projetos voltados à cooperação internacional de assistência social, entre a Itália e países da América Latina, no âmbito da UIL – Unione Italiana del Lavoro. Fabio Porta vive no Brasil desde 1998, passando a assumir, ao longo dos anos, a direção de todas as entidades mantidas no Brasil: Patronato ITAL, hoje com filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo; UIM (União dos Italianos no Mundo); o CAAF (Centro de Assistência Fiscal) e a organização não governamental “Progetto Sud”, voltada à geração de trabalho, emprego e renda. Neste mesmo ano, foi um dos fundadores da Associação Ponte BrasilItalia que presta assistência a 150 famílias de uma comunidade carente da periferia oeste da cidade de São Paulo. Em 1999, foi nomeado Conselheiro Técnico da Câmara Italiana de Comércio e Indústria. Desde 2005, é vice-presidente do Comites de SP.