CURITIBA – PR – “Esta coincidência deve ser constituir um motivo de estímulo e de incentivo a trabalhar ainda mais para a plena valorização da comunidade ítalo-brasileira”, declarou o deputado Fabio Porta, lembrar a passagem, hoje, do Dia do Imigrante Italiano no Brasil e o encerramento do processo eleitoral italiano para quem vota por correspondência em todo o mundo. “De tal empenho – disse ainda o primeiro parlamentar residente no Brasil eleito para o Parlamento Italiano, nas eleições de 2008 – advirá seguramente um paralelo reforço das relações entre a Itália e o Brasil, com evidentes vantagens e benefícios” .
Porta, que é candidato à reeleição para a mesma função pelo PD – Partito Democratico – observou que “a epopéia da emigração italiana no Brasil é rica de páginas heróicas e de grande significado histórico, político, econômico e cultural”. Aduziu que tal história, “como tantas outras histórias da presença italiana pelo mundo afora, serão inseridas na grade curricular escolar da rede pública de escolas italianas após a aprovação da lei (da qual sou o primeiro signatário) que prevê o ensino multidisciplinar da imigração”.
O deputado disse ainda no comunicado à imprensa que se sente “honrado de fazer parte plenamente dessa comunidade e continuarei a me empenhar também como presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil para uma integração sempre maior dessa comunidade com a Itália, a partir do respeito do direito à cidadania italiana e da melhoria dos serviços consulares”.
Esses dois temas, aliás, foram os dois grandes argumentos da campanha eleitoral que se encerra. A data foi instituída através de lei, sancionada no Dia da República (2 de junho) de 2008 e marca a chegada do Vapor Sofia com as primeiras famílias italianas que chegaram no Porto de Vitória-ES com a finalidade de substituir a mão de obra escrava negra nas lavouras da região.
Outro candidato nessas eleições que nas redes sociais se manifestou sobre o Dia do Imigrante Italiano no Brasil foi Edoardo Pollastri (Senado – Usei). Foi lacônico: Hoje é o Dia do Imigrante Italiano no Brasil (Lei 11.687, sancionada em 2 de Junho de 2008). Cidadão Ítalo-brasileiro comemore exercendo seus direitos”, postou o candidato que já exerceu o cargo de senador no Parlamento Italiano.