u CURITIBA – PR Depois de ter percorrido importantes áreas eleitorais do Estado de Santa Catarina neste fim de semana, o candidato ao Senado italiano pela Circunscrição Eleitoral do Exterior, Walter Petruzziello, estará nesta terça-feira (01.04.2008) em Brusque-SC. O anúncio está sendo feito pela agência New Age – Birô de Comunicação (www.newagecom.com.br), ao informar que  “o advogado Walter Antonio Petruzziello, de Curitiba, participa de evento promovido pelo Círculo Italiano de Brusque, para lançamento do primeiro mestrado patrocinado pelo governo italiano, o Master Agroquality Stato Brasile, que reúne 18 estudantes com dupla cidadania”. Petruzziello, ainda segundo o comunicado, “fará palestra sobre a aproximação entre Brasil e Itália”. O evento, marcado para ter início às 18h30min, será no Centro Empresarial de Brusque.

PATROCINANDO SUA LEITURA

As eleições italianas para renovação do Parlamento e escolha de um novo presidente para o Conselho de Ministros, depois da renúncia do Governo Prodi, acontece em duas etapas: a primeira, na Circunscrição Eleitoral Exterior, quando podem votar por correspondência todos os italianos regularmente inscritos no serviço eleitoral italiano, e a segunda dentro da Bota, dias 13 e 14 deste mês de abril. No exterior, os italianos elegem seis senadores e 18 deputados. À área da América do Sul cabem três cadeiras de deputado e duas de senador. 

Segundo a agência New Age, em Santa Catarina, 17 mil pessoas estão aptas a votar: “Um dos candidatos brasileiros ao Senado Italiano, o advogado Walter Antonio Petruzziello, de Curitiba, está em Santa Catarina, para um roteiro de campanha em Brusque, Chapecó e Criciúma. Petruzziello chega a Brusque na noite de 31 de março (segunda-feira). Na manhã do dia 01 de abril (terça-feira), às 8h30, recebe a imprensa local para um café da manhã no Hotel Colina Monthez. À noite, a convite do Circolo Italiano di Brusque, participa da solenidade de entrega dos certificados aos formandos da Scuola di Lingua Italiana Alexandre Merico e da apresentação dos alunos aprovados no Master Agroquality Stato Brasile (primeiro mestrado custeado totalmente pelo governo da Itália e que aprovou o ingresso de 18 alunos em todo o Brasil). O candidato profere palestra sobre as eleições italianas e apresenta sua pauta de propostas para representar a América Meridional no Parlamento Italiano. Logo após, os convidados participam de um coquetel. A solenidade ocorre no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, a partir das 18h30. Toda a comunidade de Brusque e região, especialmente os oriundi, são convidados.”

O texto produzido para anunciar a visita de Walter Antonio Petruzziello informa que o candidato “é italiano naturalizado brasileiro. Advogado, há sete anos é membro do Conselho Geral dos Italianos no Brasil. Em 2006 foi o candidato ao Senado mais bem votado do Brasil, permanecendo na suplência, porque o eleitorado argentino teve mais expressão nas urnas, garantindo a vaga para o candidato daquele país. Desta vez Petruzziello confia que o eleitorado brasileiro vai comparecer com mais força às urnas, dando preferência para os candidatos que representam o País.

Petruzziello destaca a importância da representatividade brasileira na Itália, especialmente para melhorar a estrutura do serviço consular, bastante defasada atualmente. “Um brasileiro que entrar com pedido de cidadania italiana hoje vai esperar 15 anos”, afirma. Em todo o Brasil há cerca de 500 mil processos de cidadania aguardando deliberação. Somente em Curitiba são 80 mil pedidos, sendo que a estrutura do Consulado só permite emitir em torno de 2 a 3 mil registros por ano. “É preciso contratar mais técnicos e ampliar a estrutura”, enumera o candidato.

Ele também defende a simplificação da lei que define os trâmites da documentação para processos de dupla cidadania e diz que pretende atuar como interlocutor de empresas italianas interessadas em investir no Brasil. Como suplente de senador, Petruzziello foi o responsável pela instalação de 18 empresas no Brasil. Outro ponto de sua pauta de mandato é a busca de recursos para bolsas de estudos disponíveis na Itália para municípios e comunidades italianas. “Queremos aproximar nossos governos brasileiros dos governos provinciais italianos para fortalecer as relações e usufruir das vantagens existentes hoje na Itália para comunidades estrangeiras”, afirma o candidato no comunicado feito pela agência NewAge.