Em busca de cooperação

u Por falta de pequenas formalidades (a assinatura de simples protocolos) o Brasil está deixando de receber da Itália, desde 1999, quando os dois países assinaram um Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica, preciosos recursos anuais que poderiam estar contribuindo para o nosso avanço científico. Relançar o tema dessa cooperação em parte equecida é um dos objetivos do Seminário Ítalo-Brasileiro sobre Cooperação Científica e Tecnológica, que se realiza em Florianópolis-SC neste mês de abril (dias 18 a 20). A iniciativa, organizada pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, com jurisdição sobre SC, tem a chancela da Embaixada da Itália no Brasil e foi encampada pelo governo catarinense e pela Universidade Federal de Santa Catarina – local do encontro. Para a abertura do evento, que traz renomados técnicos da Itália e do Brasil, está prevista a presença do próprio embaixador Michele Valensise que, assim, visita pela primeira vez oficialmente a comunidade catarinense. O Ministério da Ciência e Tecnologia do governo brasileiro, ao lado do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior também apoiam a iniciativa, juntamente com outras instituições e entidades dos dois Estados.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Segundo os organizadores, esta “será uma ocasião para apresentar o estado atual da cooperação bilateral em C&T e um momento de reflexão e tropca de opiniões sobre iniciativas a serem realizadas pelos governos italiano e brasileiro”. Apesar de parcialmente emperrada no que concerne à esfera governamental, essa cooperação já produziu, desde 1999, mais de 130 acordos interinstitucionais, firmados entre universidades e instituições de pesquisas e empresas. O evento – anuncia o folder do encontro – “visa incrementar essas relações científicas e tecnológicas, contribuindo assim para o fortalecimento e o relançamento da cooperação entre os dois países”.

Em sua estada em Florianópolis, o embaixador Valensise e o consul geral Mario Trampeti presidem, também, a inauguração da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Santa Catarina.