CURITIBA – PR – Neidi Teresinha Locatelli e Edgar Maróstica, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, respectivamente, estão sendo indicados pela Fibra – Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul, como delegados no Colegiado Setorial do Patrimônio Imaterial do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A informação está sendo divulgada pelo presidente da Fibra, Paulo Massolini, em correspondência dirigida aos “incentivadores do Talian” de todo o Brasil.
Segundo Massolini, “o Iphan irá criar um Colegiado de Patrimônio Imaterial a nível nacional, que será composto por cinco representantes do poder público e quinze representantes da sociedade civil. Para a escolha dos membros do colegiado haverá um Fórum setorial em cada Estado, via internet. Neste Fórum existirão os eleitores que votarão nos delegados (3 por Estado), para representá-los em Brasília e para a composição do Colegiado”.
Existirão – segundo explica ainda Massolini -, vários Colegiados Setoriais, “mas para nós, da Língua Talian, só nos interessa o Colegiado Setorial do Patrimônio Imaterial”. Assim, “como movimento, estamos indicando, como delegados, Nedi Teresinha Locatelli, para representar Santa Catarina, e Edgar Maróstica, para representar o Rio Grande do Sul”. “Ficaríamos felizes se tivéssemos até outros nomes”, observa Massolini.
Outra solicitação do presidente da Fibra – um dos defensores do Talian – diz respeito à inscrição de candidatos a eleitores: “Neste momento, e com urgência, estamos solicitando para que vocês se inscrevam como eleitores (o endereço está aqui). Infelizmente as inscrições vão somente até 24/06/2012, daí a urgência do cadastro”. Se alcançarmos nosso objetivo – finaliza Massolini – “teremos representante da Língua Talian junto ao Ministério da Cultura e o Iphan”.

PATROCINANDO SUA LEITURA