u BELO HORIZONTE – MG – O embaixador da Itália no Brasil, Michel Valensise, está em Minas Gerais em visita oficial que vai até domingo (08.05). Nesta sexta-feira pela manhã ele irá conhecer os trabalhos da escola internacional Fundação Torino. O diplomata será recepcionado pelo presidente da instituição, Raffaele Peano (que também é diretor presidente da Business Solution – empresa do grupo Fiat), pelo cônsul da Itália em Belo Horizonte, Gabriele Annis, e pelo diretor geral da escola, Avilar Lourenço de Paulo.
O Governo da Itália apóia a Fundação Torino por seus trabalhos na divulgação da cultura e da língua italianas no Brasil, bem como pelo trabalho de excelência em educação. Desde que assumiu o posto no ano passado, Valensise ainda não havia tido a oportunidade de conhecer a instituição.
A Fundação Torino possui aproximadamente 500 alunos, desde a Scuola Materna ao ensino médio (com ensino tradicional e técnico em turismo ou comercial). Os jovens têm uma formação em italiano e português desde a infância e seguem um currículo que é extremamente completo, incluindo aulas de direito, finanças internacionais, literatura italiana e inglesa e filosofia clássica nas classes mais avançadas. A entidade conta ainda com um moderno centro de idiomas que tem como base de seus trabalhos ser um braço cultural da Itália em Minas Gerais.
Valensise ainda participará, no próximo dia 7, do Seminário de Turismo Eco-compatível, que a fundação promove com a Secretaria de Estado de Turismo e com o Instituto Estrada Real, no Ouro Minas Hotel. O evento traz a Minas especialistas na moderna tendência européia, que liga o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e cultural.