u SÃO PAULO-SP – A AEA-Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, presidida por José Edison Parro –  em coletiva de imprensa dia 13 (exceuma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 1984 e que congrega engenheiros e técnicos dos segmentos automotivos, combustíveis, meio ambiente e mobilidade. É composta por 50 sócios mantenedores – praticamente todas as montadoras de veículos, grandes indústrias de autopeças, refinadoras de petróleo, prestadores de serviços e entidades setoriais – além de 100 sócios individuais.

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

Tem como objetivo promover discussões técnicas sobre temas relacionados aos setores automotivo, energético e de transporte em geral, sendo que em duas décadas de atividades realizou mais de 150 cursos de atualização para engenheiros da área automotiva, e mais de 110 eventos relacionados aos mais diversos assuntos do setor, atividades da qual participaram aproximadamente 14.000 engenheiros e técnicos automotivos.

Por sua independência e neutralidade, a AEA atua de modo participativo junto às montadoras de veículos, fabricantes de motores e autopeças, produtores e distribuidores de combustíveis, representantes da área acadêmica, institutos de pesquisa públicos e privados, especialistas autônomos.

Os trabalhos e avaliações realizadas no âmbito da AEA desenvolvem-se através de Comissões Técnicas e Especiais.

Promove e organiza cursos, simpósios – como o SIMEA (Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva) e seminários regulares sobre temas da atualidade, com conclusões sobre assuntos relevantes que podem subsidiar propostas da AEA para futuras legislações.

A AEA é representante no Brasil da FISITA (Fédération Internacionale des Sociétés D’Ingénieurs des Techniques de l’Automobiles), podendo participar de eventos no exterior e manter seus filiados a par dos acontecimentos e tendências mais importantes das áreas que abrange.

Neste mês de dezembro, completa-se o primeiro ano da atual gestão administrativa da AEA presidida por José Edison Parro.

 

Nestes doze meses do ano deu-se seqüência aos projetos da diretoria anterior, como o fortalecimento da parceria da AEA com a Anfavea e a reforma da entidade – reinaugurada no dia 12 de dezembro – além de implantar novos programas de trabalho.

 

Dentre algumas propostas da atual administração implementadas neste ano, estão a formação do Conselho AutoOil e das comissões específicas desse importante programa, iniciado em maio último. Depois da fase embrionária, com a instituição dos objetivos do evento, foi constituído o referido Conselho e definidos os grupos de trabalho.

 

Dentre os grandes eventos realizados destacam-se o Seminário de Combustíveis, Biodiesel e Emissões e o Congresso de Lubrificantes e Aditivos, cujo sucesso foi surpreendente. Notável êxito, também, para a organização do Simea e do Simba, no mês de outubro passado.

 

No âmbito das parcerias, ressalta-se o Protocolo de Intenções firmado com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES). Esse acordo propiciou o lançamento do “Ano Nacional do Desenvolvimento Limpo”, prestigiado pelo Ministro Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

 

O estabelecimento de parcerias, principalmente com órgãos governamentais, será uma das grandes metas perseguidas pela atual gestão, porque credibiliza ainda mais a AEA junto aos seus segmentos públicos.

 

Duas ações internacionais foram empreendidas pela Presidência no decorrer deste ano. A primeira foi para a Nova Zelândia, a convite do governo daquele País, para uma apresentação focada na utilização do etanol no Brasil. Além dessa apresentação, foram mantidos encontros com entidades e empresários neozelandeses que deverão atender a muitos interesses da AEA e do País.

 

Outra viagem destacada foi em atenção ao convite da Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico, para que a Presidência fizesse parte de uma comitiva de lideranças setoriais e empresários brasileiros em visita à Exposição Internacional de Peças Automotivas da China, realizada em novembro na cidade de Beijing. Além dos contatos com a indústria mundial de autopeças e com entidades do setor, foram estabelecidas as primeiras tratativas com uma alta representação do Ministério do Comércio da China para realização de encontros técnicos no Brasil e naquele surpreendente país asiático.

 

< ?xml:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" />

Programação Eventos AEA 2008

               Fevereiro

            Workshop de Materiais Magnéticos

               Março

            13/03/08 – Workshop de ITS

               Abril

            17/04/08 – Workshop Combustível Automotivo (Auto Oil)

               Maio

            Simpósio Internacional de Combustíveis, Biodiesel e Emissões: Caminhos Futuros

            29/05/08 – Seminário de Eletro – Eletrônica

               Junho

            10/06/08 – Jantar do Meio Ambiente – Prêmio Meio Ambiente

               Agosto

            07/08/08 – Seminário de Segurança Veicular

               Setembro

            XVI SIMEA

               Outubro

            Congresso de Lubrificantes e Aditivos

               Novembro

            13/11/08 – Seminário de Novas Tecnologias

< ?xml:namespace prefix = w ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:word" />