CURITIBA – PR – Com mais de duzentas participações, a Família Schiocchet realizou, no final de semana que passou (2 e 3/08/2014) o seu II Encontro Sul-Americano. O encontro aconteceu nas dependências do Ribeirão Grande Estância, interior de Jaraguá do Sul-SC, e contou com delegações de diversas cidades da região, do Paraná, do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e de outros Estados.
Além do natural congraçamento entre participantes dos diversos troncos familiares em que se subdividiram as famílias descendentes do imigrante Bortolo (originário da província de Belluno, Região do Vêneto, Itália), houve celebração litúrgica, brincadeiras culturais e homenagens a pessoas mais antigas e que se destacaram nas pesquisas sobre as origens familiares.
O II Encontro repetiu o sucesso do primeiro, realizado em 2005, em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul. A advogada e professora de Direito, Taysa Schiocchet – uma das intefrantes da equipe organizadora do encontro – definiu os objetivos da reunião familiar como algo “mais que cantar a ‘bella polenta’ e ‘Merica Merica’: é o conhecimento de nossas origens que perpassa gerações e chegam a netos e trinetos dos imigrantes que para o Brasil vieram em busca de oportunidades numa época em que a Itália se encontrava em sérias dificuldades econômicas e sociais.