Gioveb presente na “Festa della Repubblica” em São Paulo

1549

u SÃO PAULO – SP – Na noite do dia 2 de junho o clube Espéria em São Paulo foi palco das comemorações da Festa della Republica Italiana. A Gioveb – Gioventù Veneta del Brasile – esteve presente a esta importante cerimônia, em meio a inúmeras outras entidades e associações da comunidade italiana.
A festa iniciou-se com uma canção da cantora italiana Mafalda Minozzi. Logo a seguir as autoridades italianas e brasileiras subiram ao palco. Foi executado o hino nacional brasileiro e italiano. Após, iniciou-se os discursos do cônsul geral italiano Gian Luca Bertinetto, do embaixador italiano Michele Valensise e do Ministro dos Italianos no Mundo Mirko Tremaglia. Finalizando os festejos, a cantora Mafalda Minozzi cantou sucessos de seu novo cd, bem como algumas canções tradicionais.
Tremaglia deixou uma importante mensangem aos jovens italianos “Os jovens não podem nunca perder a sua fé. Eles devem lutar por seus direitos sempre.”, se referindo a importância de uma consciência política desde cedo.
O cônsul italiano Gian Luca Bertinetto reforçou a importância dos jovens italianos, bem como o trabalho da Gioveb. “Os jovens representam o amanhã.  Eles não podem esquecer as suas raízes italianas e devem descobrir, a cada dia, a grandeza da cultura italiana. O trabalho realizado pela Gioveb é importantíssimo neste sentido e nós felicitamos a todos”.
Affonso Della Monica, presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras felicitou a comunidade italiana pelos festejos pátrios. “É uma enorme satisfação e um orgulho, eu como descendente de italiano, participar desta importante festa na qual se reúne toda comunidade italiana. O Palestra Italia, hoje, Palmeiras nasceu do sonho dos italianos e cultivamos até hoje essa estreita relação com toda gente italiana, a qual temos muito carinho. Apesar de sermos um clube brasileiro, o nosso sangue é italiano. Peço para que a juventude italiana, bem como os filhos de qualquer outra descendênia, que
acompanhe o Palmeiras, incentivando, indo aos estádios e emanando boas energias. Estamos sempre de portas abertas para receber e acolher todos os descendentes de italianos”.
Vicente Romano Netto, diretor do Clube Atlético Juventus e da Associazione Trevisani Nel Mondo, ressaltou a importância deste evento. “Essas ocasiões são muito importantes para unir ainda mais a colônia italiana no Brasil. Cultivarmos essas tradições através dos jovens, principlamente, só fortalece e engrandece os laços entre o Brasil e a Itália”.
Por fim, a cantora italiana Mafalda Minozzi faz um retrato da juventude italiana nos dias de hoje. “A juventude é o presente e o futuro. Fico triste por ver que a comunidade italiana, na maiorias das vezes, é direcionada para um determinado público acima dos 45 anos, tanto na música, como nas atividades sociais, entre outros. Este padrão faz o jovem se afastar da belíssima culutra italiana. Eu, em contrapartida, procuro ter uma postura moderna e direcionada aos jovens. Este mesmo jovem que será responsável pela vida da comunidade italiana daqui a 30 anos, que se interessa pelas tradições e costumes sem ter um saudosismo e cair nas
repetições. Penso que a única maneira da juventude italiana se fortalecer ainda mais é através do conhecimento”.

PATROCINANDO A SUA LEITURA