(Português BR) ’Il Giorno del Ricordo’ é lembrado com missa especial em Curitiba. Uma data que a Itália tentou esquecer durante muito tempo

Ci spiace, ma questo articolo è disponibile soltanto in Português BR.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Mesmo com dois dias de atraso em relação à data oficial (10/02) “Il Giorno del Ricordo” foi lembrado em Curitiba, por iniciativa do ‘Circolo Giuliano’, que mandou celebrar missa na tarde do sábado que passou, nas dependências do Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, no Campo Comprido.

Il giorno del ricordo é uma data cívica italiana instituída em 2004, desde então celebrada anualmente em memória do massacre ‘delle foibe’ – fossas profundas naturais onde foram atirados os corpos de milhares italianos durante e ao final da II Guerra Mundial nos territórios da Istria, Dalmácia, Croácia, Trieste, Venezia Giulia e outras áreas conflagradas, hoje não mais pertencentes ao território italiano. A data marca também o grande êxodo de italianos daqueles territórios em direção à Itália e ao resto do mundo.

As dependências do moderno Santuário de Schoenstatt de Curitiba ficaram literalmente tomadas. Dentre os associados que compareceram, estavam não apenas descendentes de istrianos, giulianos e de outras localidades da área, mas também pessoas que viveram na pele o grande êxodo mundo afora.

No final do culto, uma das descendentes – a cantora lírica Ornella de Luca – interpretou Ave Maria Franz Shubert, emocionando os participantes.

No interior da própria igreja houve confraternização de pessoas marcadas pela mesma história que a Itália, finalmente, passou a reconhecer a partir do início deste século. A presidente do Circolo Giuliano di Curitiba, Maria Jose de Luca, disse que a data serve para lembrar, principalmente às novas gerações, para que tão tristes episódios não se repitam e que é preciso existir respeito pelas diferenças e desigualdades de todos os tipos. “O mundo mudou, mas o gênero humano não”, disse ela em breve entrevista a Insieme no final da missa. Saiba mais no vídeo que acompanha esta matéria.