Mesmo com menos dias úteis em novembro, setor bate recorde e confirma crescimento para 2007 e 2008

PATROCINANDO SUA LEITURA

u São Paulo-SP – Entre os meses de janeiro a novembro deste ano, 1.648.770 motocicletas foram produzidas, volume 22,6% superior as 1.344.595 que saíram da linha de montagem durante o mesmo período do ano passado. Os dados são da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, que também aponta aumento de 27,4% nas vendas de motocicletas entre os meses de  novembro de 2006 e de 2007.

Com estes dados, a projeção de fechamento para 2007, apresentada no ultimo mês, foi superada, já que em novembro praticamente foram alcançadas as 1.650.000 unidades produzidas. Sendo assim, a Abraciclo estima que, até o final do ano, a indústria de motocicletas deve produzir 1.730.000 unidades, volume 21% superior ao ano passado e comercializar, no mercado interno, cerca de 1.590.000 unidades.

Apesar de ultrapassar a previsão de crescimento, os números de produção e vendas apresentaram uma pequena queda em novembro, já que este mês teve apenas 20 dias úteis. Assim, foram comercializadas 158.458 motocicletas, somente 2,3% a menos das vendas realizadas em outubro. A produção também manteve a média, com 167.707 unidades produzidas em novembro, apenas 2,4% menos do que no mês anterior.

“Os números de produção e vendas continuam demonstrando a alta aceitação da motocicleta como veículo racional, aliado à facilidade no momento de aquisição por parte do consumidor”, comenta o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi.

Para 2008 a entidade mantém perspectiva de crescimento de 14,4% para vendas ao mercado interno, chegando à marca de 1.820.000 motocicletas. Também de acordo com as previsões da Abraciclo, no próximo ano devem ser produzidas 1.940.000 unidades, 12% a mais do que a produção projetada para o ano de 2007.

Segundo Paulo Takeuchi a indústria está produzindo quase com sua capacidade máxima instalada. “Esse crescimento permanecerá pelos próximos anos de maneira equilibrada, sem grandes saltos, mas sim com crescimento sustentável”, analisa o presidente da entidade. 

Exportações

Em novembro, 10.852 motocicletas foram vendidas ao exterior, volume 17,1% menor que o de outubro deste ano, quando foram comercializadas 13.096 unidades. Apesar da queda, ainda assim as exportações representaram aumento de 5,2% quando comparada com os números de 2006.

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, 130.580 motocicletas foram vendidas ao mercado externo. De acordo com o Presidente da Abraciclo, as montadoras associadas continuam com os esforços para manter os mercados conquistados, no entanto a tendência é de que o volume exportado em 2008 seja 14% inferior ao de 2007, chegando apenas a 120 mil unidades vendidas.  

Prêmio Abraciclo de Jornalismo

O Prêmio Abraciclo de Jornalismo, instituído pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, premiou em 2007 os 25 melhores trabalhos jornalísticos nas categorias jornal, revista, internet, rádio, televisão, fotografia e bicicleta.

Neste ano, a tradicional premiação apresentou número recorde de inscrições, totalizando 153 trabalhos jornalísticos, elaborados por 87 jornalistas e publicadas em 76 diferentes veículos. De acordo com o presidente da entidade, Paulo Shuiti Takeuchi, além do aumento na quantidade de materiais, também foi observado um crescimento na qualidade dos  trabalhos jornalísticos inscritos. “A Abraciclo sente-se privilegiada em representar um setor que atrai a atenção de profissionais da imprensa tão bem qualificados e que produzem materiais tão criativos e elaborados”, afirma Paulo Takeuchi.

Os vencedores serão divulgados durante o almoço, após a coletiva de imprensa anual do setor de duas rodas, no hotel Gran Meliá Mofarrej, em São Paulo (SP).

Indústria de bicicleta registra crescimento de 8% em 2007

Depois de registrar quedas freqüentes, setor de bicicletas reage e deve encerrar o ano com alta de produção

A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – estima que a indústria de bicicletas deverá produzir 8% mais durante o ano de 2007. O resultado representará a produção de mais 5.400.000 unidades, contra 5 milhões fabricadas em 2006, quando foi registrada queda de 5% sobre o volume de 2005.

A economia estável, o lançamento de muitos modelos, a queda nos juros, a redução no preço médio dos produtos, a facilidade na obtenção de crédito, a melhora da renda média e o mercado da região do Nordeste em crescimento foram os fatores que contribuíram para alavancar as vendas que vinham em constante declínio.

De acordo com o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi, o cenário favorável aumenta a visibilidade da indústria de bicicletas no país e auxilia à  resolução de problemas. “O setor continua sofrendo por falta de infra-estrutura
logística e incentivo às inovações tecnológicas para peças, componentes e produto final. Esta movimentação mostra a importância da indústria de duas rodas na economia nacional e esperamos que provoque reações positivas no governo”, afirma Takeuchi.

Entre os problemas que permanecem prejudicando o desempenho do setor está a presente concorrência com os componentes chineses. Os menores custos dessas peças importadas fomentam pequenas montadoras que deixam de comprar os insumos de fabricantes nacionais. Estas pequenas montadoras trabalham no limite da formalidade produzindo  bicicletas de baixo custo, mas também de pouca qualidade.

A importação de bicicletas de maior valor agregado, embora em pequeno volume, também apresentou aumento em 2007. Mais de 25 mil unidades que entraram no mercado em 2007 não levam a bandeira do Brasil. Por outro lado, o setor teve um ano melhor em termos de custos. Tirando os derivados de petróleo que impactaram os custos de plástico e frete, o dólar baixo e a estabilidade de custo de algumas matérias primas como alumínio permitiram à indústria compensar parcialmente a queda do preço médio de venda.

Entretanto, o dólar baixo continua impactando negativamente e inibindo a capacidade de exportação do setor. Este fato, por outro lado, favoreceu os montadores que importam parte importante de sua estrutura de componentes, mas é negativa para os fornecedores de partes e peças locais que se tornam menos competitivos.

Perspectivas para 2008

De acordo com as projeções da Abra ciclo, o ano de 2008 continuará aquecido para os fabricantes de bicicletas, com estimativa de crescimento de 4%, o que representa 5.600 milhões de unidades.