CURITIBA – PR – A revista Insieme completa, exatamente neste mês de junho, o 18º aniversário de sua fundação, que ocorreu em 1994, quando cerca de trinta pessoas de diversas entidades italianas de Curitiba se reuniram na sede do Centro Cultural Dante Alighieri, de Curitiba-PR, para dar novo nome e formato ao boletim “Il Trevisano”, editado pelo jornalista Desiderio Peron, então presidente da seção de Curitiba da Associazione Trevisani nel Mondo. O fato, já assinalado pela publicação bilingue em sua edição 160, foi evidenciado durante o recente evento “Mia Cara Curitiba”, com uma mostra realizada nas dependências do Memorial da Cidade, de 29 de maio a 03 de junho últimos.
A mostra, denominada “Insieme – A revista italiana daqui”, foi organizada pela artista plástica Leila Alberti, na condição de curadora, sob a coordenação de Luis Molossi, que no mesmo ambiente do Memorial realizou outros eventos, durante a semana que, entre outras coisas, contemplou as comemorações do 2 de junho – dia da República Italiana. Da exposição, foram colhidas algumas imagens que estão contidas num filmete disponibilizado no YouTube. Nele, a curadora Leila Alberti fornece algumas explicações sobre o conteúdo da exposição que, segundo sua proposta, deverá ser levada a outras cidades, principalmente da Região Sul do Brasil, onde é mais forte a presença de ítralo-brasileiros.
A exposição, dividida em duas partes – a mostra fotográfica e a mostra jornalística – lança um olhar sobre os 18 anos de circulação da Revista. Coube a Leia escolher cerca de duas dezenas de fotos dentro de um acervo que soma mais de 100 mil imagens colhidas pelo jornalista Desiderio Peron ao longo desse tempo. Na abertura da exposição, Leila explica que a revista nasceu num período em que explodia a italianidade em todo o Brasil, mas, sem a internet, havia uma carência de comunicação no meio da comunidade ítalo-brasileira. “Assim – completa o jornalista Desiderio Peron – Insieme cumpriu até aqui um papel, sem dúvida, integrador, ao mesmo tempo em que difusor da própria língua italiana, já que seu conteúdo é publicado tanto em português quanto em italiano”.
Na mostra, há um agradecimento formal do editor da revista aos colaboradores da publicação, aos anunciantes e apoiadores e, também, aos leitores que, maioria na condição de assinantes, sustentam o projeto ao lado dos anunciantes. Hoje, a revista, que durante muito tempo focou sua linha editorial prioritariamente nos eventos promovidos por associações, centros de cultura, escolas e grupos de italianidade, mantém algumas colunas fixas em que escrevem jornalistas colaboradores do Rio Grande do Sul (jornalista Joana Paloschi), Santa Catarina (jornalista Franco Gentili), Minas Gerais (jornalista Giancarlo Palmese), São Paulo (jornalista Edoardo Coen), além de outras seções nem sempre fixas com os escritores Mario Lorenzi, de São Paulo, e Izabella Pavesi, de Florianópolis; a seção acadêmica a cargo de professoras da Universidade Federal de Minas Gerais; cultura italiana com o advogado Luis Molossi e, além disso, uma seção fixa sobre política em que o deputado Fabio Porta relata, todos os meses, suas atividades em defesa da comunidade ítalo-brasileira, já que ele é o único deputado da Circunscrição Eleitoral do Exterior que reside no Brasil. Durante longo tempo, a artista plástica Leila Alberti e o advogado Luis Molossi escreveram uma seção de cultura, na galeria de artistas plásticos ítalo-brasileiros. Nos últimos sete anos, os textos da publicação produzidos em português são traduzidos pelo italiano Cláudio Piacentini, ex-professor do CCI PR/SC, que há anos voltou a residir em Roma.
Além do endereço na internet www.insieme.com.br , a revista, que é editada pela Sommo Editora Ltda., mantém uma loja virtual para venda de assinaturas (www.revistainsieme.com.br) e mantém endereços no Facebook e Twitter.