u RIO DO OESTE – SC – Foram mais de 200 os participantes da segunda edição dos “Giochi dei Giovani Trentini in Brasile” – SC e PR, realizados ns dias 15 e 16 de julho, em Rio do Oeste-SC.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Foi uma grande festa, com o objetivo de reunir a comunidade de descendentes de imigrantes trentinos em torno de ideais de integração e difusão da cultura por meio de uma gincana esportiva, social e cultural. Participaram quinze associações trentinas de diversas cidades catarinenses e paranaenses: Ascurra, Blumenau, Curitiba, Florianópolis, Gaspar, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville, Laurentino, Nova Trento, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Salete e Taió.

Autoridades de Rio do Oeste e da comunidade trentina no Brasil prestigiaram o acontecimento: Odenir Felizari, prefeito municipal de Rio do Oeste; Humberto Luiz Giacomozzi, vice-prefeito de Rio do Oeste; Humberto Pessatti, presidente do Círculo Trentino de Rio do Oeste; Zulmir Fiamoncini, diretor da Escola de Educação Básica Expedicionário Mario  Nardelli; José Eraldo Stenico, consultor da Província Autônoma de Trento para o Brasil; Iracema Moser Cani, presidente da Federação dos Círculos Trentinos do Brasil; João Andreatta, representando as Famílias Trentinas no Brasil; Joélcio Fronza, consultor da Federação dos Circolos Trentinos para SC; Walter Dorico Depiné, correspondente consular honorário de Rio do Sul; e Danil Anesi, conselheiro do Comitês PR/SC, dentre outras. Vindos diretamente de Trento, Itália, estiveram presentes os jornalistas Alberto Felicetti e Barbara  Consolini.

O apoio e a recepção da Prefeitura e do Círculo Trentino de Rio do Oeste, além da direção e funcionárias da Escola Mário Nardelli, fizeram jus ao slogan “Città dell’Amicizia” da cidade que bem recebeu os participantes dos “Giochi”. Cláudia Regina Duarte Juffo e Bianca Duarte Juffo, do Círculo Trentino local foram incansáveis em fornecer tudo o que foi preciso para garantir o sucesso do evento.

Os participantes foram organizados em dez equipes mistas, visando maior integração. Neste ano, as equipes representaram as cidades trentinas de Ala, Arco, Cavalese, Cles, Fiera di Primiero, Pergine Valsugana, Roncegno, Rovereto, Tione e Vila Lagarina, cada uma com suas camisas coloridas e o respectivo estandarte.

O caráter social do evento foi demonstrado pelas associações trentinas, as quais relataram as ações que realizaram em 2006. O relato era acompanhado de fotos e as ações foram as mais diversas, como doação de alimentos, ação social e mobilização para construção de escola em favela, dança e corais em bairros carentes, campanhas durante todo o ano para ações sociais natalinas, “apoio presencial” e doações em dinheiro para entidades assistenciais de saúde e bem-estar social. Foi um momento onde a solidariedade trentina aflorou e contagiou todos, demonstrada pelos aplausos.

A cultura foi destaque já na programação do evento, realizado durante a Festa da Polenta (Fepol) de Rio do Oeste. Graças ao apoio do Círculo Trentino de Rio do Oeste e ao patrocínio da Prefeitura Municipal de Rio do Oeste, todos os participantes dos jogos trentinos tiveram ingresso livre à Fepol e hospedagem gratuita em hotéis da região, além do ginásio de esportes, equipamentos de som, auditório e equipe de apoio de Rio do Oeste.

No sábado à noite, uma das provas foi disputada dentro da Fepol, antes do já tradicional “Tombo da maior polenta do mundo”. Depois, os integrantes jantaram e divertiram-se. O almoço de domingo também foi na Fepol, patrocinado pela Comissão Organizadora.

As provas envolveram jogos como a mora, o truco, o dialeto trentino, o idioma italiano, músicas folclóricas e italianas, perguntas sobre o mundo trentino na Itália e no Brasil, reforçaram a busca pela manutenção e ampliação dos laços que nos unem à Trento e à Itália. As peças teatrais representadas de forma muito divertida pelas equipes, baseadas em lendas das 10 cidades trentinas, constituíram a parte mais importante das atividades culturais.

Nas provas esportivas, típicas de gincanas, o resultado foi um emocionante empate entre as equipes de Cles e Vila Lagarina em primeiro lugar. Na prova de desempate, sagrou-se campeã a equipe Vila Lagarina, recebendo o troféu “Áquila”. Desta forma, a equipe Cles ficou em segundo e Cavelese em terceiro lugar.

Uma novidade neste ano foi uma prova especial entre as associações trentinas, vencida pelo Círculo Trentino de Taió, com Gaspar em segundo lugar, seguido por Jaraguá do Sul e Salete.

 

O encerramento foi realizado com duas apresentações do Grupo de Dança Arcobaleno, de Taió, e um café acompanhado da tradicional cuca, além de pão, queijo e salame.

A alegria nos rostos e os abraços apertados na despedida provam que os “Giochi Trentini” cumpriram sua missão de integrar a comunidade trentina de SC e PR. Uma participação tão expressiva dos jovens reforça a confiança de que as associações trentinas no Brasil continuarão por muito tempo sua trajetória de forte relacionamento entre si e com a terra de origem dos nossos antepassados.

Evento nasceu da integração

A idéia de realizar os “Giochi dei Giovani Trentini in Brasile”, nasceu no Congresso Mundial da Juventude, em 2003, patrocinado pela Província Autônoma de Trento.

No Brasil, sempre com o principal patrocínio da “Associazione Trentini nel Mondo” (ATNM), o primeiro evento ocorreu em São Paulo, no início de 2004. Em 2005, o grupo com cerca de 20 jovens de diversas cidades de SC e PR, organizaram a primeira edição dos jogos.

Além da Prefeitura Municipal de Rio do Oeste e da ATNM, vários empresários locais e da região contribuíram com prêmios e patrocínio para a confecção de crachás, camisas e materiais para as provas.

A própria Comissão Organizadora é um exemplo da integração entre diversas cidades. Foram diversas reuniões de preparação, desde agosto de 2005, realizadas em sábados e domingos, de forma voluntária e com o custo de deslocamento pago pelas associações trentinas ou pelos próprios participantes. Para esta segunda edição, as seguintes pessoas integraram a Comissão Organizadora:

 

Nome

Cidade

Adilson Sergio Nicoletti (Secretário)

Joinville

Ana Paula Anesi

Blumenau

Ana Paula Campestrini

Indaial

Bianca Duarte Juffo

Rio do Oeste

Dalila Floriani

Blumenau

Daniella Deyse de Macedo Mora

Florianópolis

Edson Perini

Rio do Oeste

Elton Stolf

Curitiba

Eluisio Voltolini

Nova Trento

Everton Juffo

Rio do Oeste

Fabiane Moser

Blumenau

Gilson Rafaelli (Coordenador)

Jaraguá do Sul

Giovana Regina Panini (Inscrições)

Blumenau

Laura Scoz

Rodeio

Leandro Depine

Taió

Marcos Roberto Campestrini

Indaial

Milena Letícia Anesi

Florianópolis

Regiane Dayse Scoz Cidral

Florianópolis

Rino Montibeller

Nova Trento

Rosemeri Tridapalli Montibeller

Nova Trento

Simone Sehnem

Taió

Vanessa Scoz

Florianópolis

Vanildo Cristofolini

Laurentino

 

Depoimentos

• Caros amigos, venho em nome de todos os Trentinos de Ascurra agradecer a hospitalidade e preocupação de todos vocês conosco. A nossa delegação estava ainda toda animada quando chegamos a Ascurra. Os “Giochi” foram um sucesso,  independente de atrasos ou pequenas falhas, foi tudo muito bem organizado e realizado. Parabéns a todos. Foi muito bom para o nosso Círculo de Ascurra participar pela primeira vez. (Marco Antonio Poffo da Cruz – Circolo Trentino di Ascurra)

• Gostaria de parabenizá-los por liderar a realização dos jogos trentinos, que através da disputa sadia entre as equipes, resgatando aspectos culturais do trentino, contribuem consideravelmente para a aproximação dos jovens aos círculos trentinos. Senti uma alegria muito grande, na abertura, com a presença de mais de 200 pessoas,  o que prova que o evento já é um sucesso. Auguri. (Joélcio Fronza – Consultor da Federação dos Circolos Trentinos para SC)

• Meus queridos companheiros!  Gostaria de abraçar cada um e dizer que, nós estamos todos de parabéns! Pelo ótimo final de semana que passamos em Rio do Oeste. Pelo amor que possuímos por essa cultura trentino-Italiana. Pelo respeito que tivemos uns pelos outros, não importando a equipe que estávamos. Pelo espírito de competição, de amizade e unidade. Gente, só quero agradecer de coração por fazer parte dessa família. “Siamo fratelli trentini e questo nessun può tirare da noi”. (Sidnei Marcelo Zanella – Circolo Trentino di Nova Trento)

 • A gincana foi muito boa, promoveu a integração entre várias pessoas que até então eram desconhecidas umas pelas outras. Foram criados laços de amizade muito fortes. E o melhor é que mesmo com o clima de competição, podíamos nos abraçar e festejar todos juntos, porque na verdade, todos saímos vitoriosos. Com certeza, no próximo ano estarei presente neste evento. (Marco Aurélio Sehnem, do Circolo Trentino di Taió, que estava na equipe “Tione di Trento”).

 • Gostaria de parabenizar a Comissão Organizadora pela realização do evento. Sem dúvida o objetivo primeiro, qual seja, aquele de promover a integração entre as Associações, foi alcançado. Despedimo-nos com a certeza de que poderemos realizar outras ações em conjunto, colocando-nos sempre a disposição para quaisquer auxílios necessários. (Luiz Bortolini – Família Trentina de Florianópolis).

• Nós, do Círculo Trentino de Salete, que pela primeira vez estamos participando desta gincana, achamos muito interessante, adoramos as brincadeiras, teatro. Com esse evento com certeza conhecemos e fizemos novas amizades por isso podemos dizer que esse encontro feito entre as associações é muito importante. Agradecemos o convite que fizeram ao Círculo Trentino de Salete e esperamos que vocês continuem a fazer este belo trabalho, podem contar conosco nas próximas edições. (Edilene Plilippus – delegação de Salete) 

• Foi a primeira participação do Círculo Trentino de Presidente Getúlio nos “Giochi Giovani Trentini”, isso por sermos um dos mais novos Círculos criados no Brasil e estarmos estruturando um grupo jovem. Apesar disso, participamos com 10 pessoas que gostaram muito dos “Giochi” e da integração que houve com os integrantes de outros Círculos, criando estreitos laços de amizade, inclusive descobrindo parentes, o que para a comunidade trentina é muito importante. Esperamos que os “Giochi Giovani Trentini” continuem sendo realizados e cada vez mais, objetivando a participação de todos os Círcolos e Famílias Trentinas. Que venham os “III Giochi”, já estamos com saudade. Um grande abraço de todos. (Ricardo Devigili – Circolo Trentino di Presidente Getúlio)

• Em nosso nome e em nome da “Famiglia Trentina di Joinville”, queremos deixar registrado que sentimo-nos extremamente honrados no que respeita ao convite e à própria participação nos “II Giochi Giovani Trentini”, realizados neste último final de semana na bela cidade de Rio do Oeste. Eventos dessa natureza possuem um valor inestimável, seja por que congrega e integra jovens trentinos de forma desprendida e saudável, seja por que reúne, num mesmo patamar, “Circolo Trentino” e “Famiglia Trentina”, demonstrando que é possível, mesmo que mantida a independência, a coexistência salutar, pacífica e harmoniosa entre ambas entidades. São novas e belas amizades que surgem. Cabe salientar a perfeita organização do evento, pelo quê cumprimentamos e parabenizamos os integrantes da Comissão Organizadora, que tão bem
desempenharam seu mister. (Aline Bertoldi, Amarildo Carlos Lima, Creusa Campestrini, Giana Campestrini, Gilmar Campestrini, Joana Carlini, Juvêncio Campestrini, Roseli N. Lima e Rosemarie H. Campestrini).

• Foi com grande prazer que “Circolo Trentino di Florianópolis” se fez presente nos II jogos trentinos com 14 participantes, entre comissão organizadora e integrantes de equipes, onde todos se mobilizaram entusiasticamente durante as competições. Vemos que o objetivo da integração dos trentinos foi alcançado e que o resgate da cultura esteve presente em diversos momentos, sendo que destacamos o teatro sobre fábulas trentinas como um ponto forte, pois as peças foram bem apresentadas, divertidas e trouxeram um ensinamento valioso. Foi possível ver na ocasião como os jovens estão buscando manter viva sua tradição, seja na língua, no dialeto trentino, no esporte, ou no conhecimento intelectual, conhecendo músicas e cantores tradicionais italianos e sendo capaz de dar informações precisas sobre o Trentino, abrangendo cultura, tradições, geografia, etc. Parabéns a todos os membros da comissão, que nos proporcionaram momentos de alegria, cultura e descontração. Somos favoráveis que este tipo de atividade seja feito periodicamente, pois ele oportuniza que vários trentinos, de diversas localidades, venham a se conhecer, convivendo dias de alegria e compartilhando conhecimentos, mantendo viva nossa italianidade. “Saluti a tutti”. (Circolo Trentino di Florianópolis)

• Participei dos jogos da juventude trentina pela primeira vez, e achei o evento muito bem organizado, e muito bem preparado, para mim os jogos conseguiram o seu objetivo principal, que era o de integração dos “circolos” e “famiglias trentinas”. Este evento para mim reuniu a cultura e a alegria italiana, de um modo muito divertido, e sendo esta uma fórmula muito eficaz para a integração dos “circolos” e “famiglias trentinas”. (Felipe Bernardi – Família Trentina de Florianópolis)

• Tive o prazer de participar dos “II Giochi Giovani Trentini”, em Rio do Oeste, representando a “Famiglia Trentina di Florianópolis”. Achei tudo muito bem organizado, e muito interessante conjugar os jogos com um evento como foi a Fepol. Conhecemos pessoas diferentes e interessantes de vários lugares de Santa Catarina e Paraná, e um agente facilitador para isso foi o objetivo em comum das associações participantes. Foi a primeira vez que participei dos jogos trentinos e foi melhor do que eu esperava, com certeza participarei do próximo, pois eventos como esse engrandecem e aumentam a vivência dos participantes. (João Ricardo Rover – Família Trentina de Florianópolis)

• Uma grande gincana de confraternização e aproximação de descendentes trentinos. A cidade escolhida, assim como o evento da festa da polenta, deram um toque especial e deixaram os participantes da gincana ainda mais próximos da cultura italiana. (Felipe Pilleggi de Souza – Família Trentina de Florianópolis)  

• Destaco a integração proporcionada pelos jogos, a qual se baseou em aspectos culturais italianos. Além disso, colaborou com a manutenção de valores humanos e da italianidade. (Leonardo Taglietti – Família Trentina de Florianópolis).