Lya Cividini fatura prêmio que a levará gratuitamente à Itália

 

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

 

CURITIBA – PR – Lya Cividini, uma ex-aluna e atual funcionária do CCI – Centro de Cultura Italiana, de Curitiba, foi a vencedora do I Concurso Cantitalia, instituído no âmbito da “Settimana della Lingua Italiana nel Mondo”. Ela arrebatou o ambicionado prêmio oferecido pela Navetur Agência de Viagens e Turismo: passagens de ida e volta para a Itália, mais a estada de 14 dias.

O concurso reuniu no auditório do Sesc da Esquina, na noite de 22/10 concorrentes pre-selecionados de outras instituições de ensino da língua italiana em Curitiba, como a Dante Alighieri, o Centro Europeu, Universidade Federal do Paraná, Scuola Silvia Vidhi, entre outras. O segundo classificado foi Marcelo Cristiano Franco e o terceiro lugar foi dividido entre Anaterra Engelhardt e Tom. O prêmio a Cividini, que é natural de Salto Veloso, interior de Santa Catarina, foi entregue pelo diretor-proprietário da Navetur, Ivanor Minati, ao lado do cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora, e da organizadora do certame, professora Silvia Pozzati. Segundo Ivanor, a viagem de Lya deverá acontecer ano que vem, provavelmente em setembro.

A programação da Semana da Língua Italiana em Curitiba – promoção do Ministério das Relações Exteriores e seguida por todos os consulados, institutos de cultura e demais entidades oficiais italianas – foi aberta no dia 19 de outubro, com um show da cantora Mafalda Minnozzi, seguiu no dia 20, com a projeção de um documentário intitulado “1944 – o ano que mudou o mundo”, no Paço da Liberdade, na Cinemateca de Curitiba e no Cine Guarani; no dia seguinte houve mostra cinematográfica sobre a I Guerra Mundial na Cinemateca de Curitiba. No dia 23, os professores de italiano da Universidade Federal do Paraná realizaram comunicações sobre o tema “Escrever a nova Europa – Editoria Italiana, autores e leitores na era digital” na sede do Departamento de Letras Estrangeiras; no dia 24 repetiu-se a mostra cinematográfica sobre a I Guerra Mundial e, no dia 24, foi encerrada com “Improvisações – Música e Poesia” nas Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba e Boca Maldita.