u BELO HORIZONTE – MG – Este ano a comunidade italiana de Belo Horizonte realiza um antigo sonho: festejar o Dia Nacional de 2 de junho na rua, no mais popular bairro de origem e tradição italiana da cidade, Savassi. O evento, com entrada gratuita, é promovido pelo Consulado da Itália, em colaboração com o Comitê dos Italianos no Exterior para Minas Gerais (COMITES) e com a Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (ACIBRA).  

PATROCINANDO SUA LEITURA

Para marcar a importante contribuição que os italianos deram à fundação e ao desenvolvimento desta cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte permitiu a realização da manifestação abaixo da grande bandeira, na porta do Consulado da Itália, pequeno território italiano no exterior, assim como já fazem outros países, mas principalmente no modelo das mais tradicionais “sagras de país”, tão usuais em nossa bela Itália.

É uma oportunidade para fazer conhecer a quem nos hospeda um pouco mais das nossas tradições, dos nossos hábitos, das nossas belezas. Um encontro marcado institucional, para lembrar a importância da democracia e o respeito da Constituição, mas também uma ocasião redescobrir um pouco das origens de que se gloria acerca do 30% da população desta cidade.

Uma oportunidade para saborear algumas especialidades das receitas de nossos avôs, a tradicional pizza, salames e delicadezas de dar água na boca, mas também a possibilidade de assistir a espetáculos que nos levarão imediatamente à Itália.

A viagem começa através da música italiana dos anos ‘80, interpretada por Carlo Martinotti, que nos levará de volta às canções dos melhores Festival de Sanremo (o festival da canção italiana, reconhecido mundialmente).

Seguirá um encontro com o “Circo de todo Mundo”, atividade patrocinada pela cooperação italiana, que apresentará um espetáculo de entretenimento, para adultos e crianças, realizado por jovens tirados da marginalidade e devolvidos à vida através da arte circense.

O Cônsul da Itália, Bryan Bolasco, abrirá oficialmente a manifestação às 17 horas, após a execução dos hinos italiano e brasileiro, pelos Coral da Fundação Torino, tradicional escola italiana de Belo Horizonte.

Após uma breve intervenção das autoridades presentes, o Grupo Tarantolato, de Juiz de Fora, apresentará as mais tradicionais danças folclorísticas italianas, entre as quais não poderia faltar a conhecida Tarantella.

O Coral do Minas Tênis Clube enriquecerá a noite, levando ao palco partes de algumas conhecidas “árias” de óperas líricas italianas.

O auge da noite será a apresentação pelo show de Salvatore, italiano que reside há anos em nossa cidade, apaixonado de música e profundo conhecedor de um rico repertório, que apresentará um poutpourri de músicas, desde os anos ‘60 até os dias de hoje.

Tudo isto será acompanhado pelo tradicional vinho de boa qualidade, pela nova cerveja “Padánia”, com sabor tipicamente italiano, recém-lançada no Brasil, e pela ar de “italianidade” que as várias associações regionais e entidades italianas colocarão em exposição nos estandes.

O encontro fica então marcado para o dia 2 de junho, em frente à casa dos italianos, o Consulado da Itália, na Rua Inconfidentes, n. 600, esquina com a Av. Getúlio Vargas.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

15h       – Show musical de Carlo Martinotti

16h       – Circo de Todo Mundo

17h       – Abertura oficial e discursos das autoridades

            – Apresentação do Coral da Fundação Torino

17h30   – Danças típicas com o Grupo Tarantolato de Juiz de Fora

18h30   – Coral do Minas Tênis Clube

19h       – Danças típicas com o Grupo Tarantolato de Juiz de Fora

20h       – Show musical de Salvatore

21h       – Encerramento

 

Contatos para maiores informações: (0xx31) 3273-7402 ou acibramg@pib.com.br