u TRENTO – ITALIAO edital de publicação das bolsas de estudo promovidas pela Província Autônoma de Trento aos descendentes trentinos acaba de ser publicado, e com novidades para o ano letivo de 2007/2008.

O interessado deve acessar o website http://www.mondotrentino.net/ e clicar no link Provincia Autonoma di Trento – primeiro item da página – e logo em seguinda, Bandi – concorsi, que é o link de acesso ao edital, às orientações e aos formulários do pedido.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Para fazer o pedido, o candidato deve indicar a sua ascendência trentina com o nome do imigrante e lugar de nascimento no trentino, seja de lado materno ou paterno, e também ter um bom nível de língua italiana.

Os pedidos de bolsa deverão ser enviados via carta registrada até o dia 18 de maio de 2007, prazo máximo, para o endereço do Servizio Emigrazione e Solidarietà internazionale –  via Jacopo Aconcio, 5 – 38100 Trento – Itália, ou também via fax, até o dia 17 de maio, pelo numero 00 xx 39 0461-493155.

As novidades para o próximo ano letivo é que além das bolsas destinadas aos cursos laurea trienale e laurea specialistica, também serão ofertadas duas bolsas para o Dottorato, sempre dentro do limite de dez bolsas. A outra novidade é que das bolsas da trienale e specialistica, ao menos quatro serão destinadas aos candidatos do sexo feminino.

Para as duas bolsas destinadas aos candidatos do Dottorato, a restrição é de que o candidato necessariamente deve já ter sido bolsista dentro desse mesmo programa de bolsas de estudo, e claro, ter concluido a laurea trienale, quinquenale ou a specialistica.

O pedido da bolsa é feito em duas etapas. A primeira é que o candidato ao inscrever-se, receberá via e-mail uma prova de língua italiana, que deverá ser feita sem a ajuda de professores da língua, já que é um teste para verificar o nível de conhecimento da gramática e a capacidade de interpretação do idioma.

Compreende também essa primeira etapa a pre-incrição na Università degli Studi di Trento, que deverá ser feita conforme as datas, documentações e exigencias do consulado geral italiano onde o candidato é residente. A pré-incrição é requisito essencial para os candidatos que não têm a dupla-cidadania.

Para a avaliação do candidato apto para participar da segunda etapa, a comissão faz a analise dos documentos enviados, avaliando o curriculo estudantil, verificando se o curso de inscrição na italia condiz com o já iniciado no Brasil para os candidatos da laurea trienale, e para os candidatos da specialistica, para ver a equivalência dos cursos, e também o resultado do teste de italiano da primeira etapa.

A segunda etapa será já na Italia, após a publicação da lista dos candidatos na fase inicial, e o segundo teste de italiano será com grau de dificuldade gramatical semelhante ao teste enviado por email, porém a dificuldade maior será na entrevista no dia do exame, que é a parte oral.

Importante salientar é que somente a partir desse segundo exame na Italia é que realmente serão aprovados os candidados para a obtenção da bolsa de estudo. Caso alguem vá para a segunda fase na Italia e não consiga superar o exame de italiano, não lhe é destinada nem a bolsa de estudo e nem o reembolso das despesas de viagem, assegurado apenas aos candidados aprovados.

Essa medida tem por objetivo na confiabilidade que a Província Autonoma di Trento tem com os candidatos às bolsas de estudo. Para comprovar a seriedade da medida, um candidato não superou o exame da segunda etapa e infelizmente não recebeu a bolsa de estudo, e consequentemente teve que arcar com todas as despesas de viagem de ida para a Itália.

Portanto o conhecimento do idioma é indispensável à conquista final da bolsa, e essas regras estão bem definidas no edital do website indicado.

A relação dos cursos oferecidos pela Università degli Studi di Trento poderá ser encontrada no website: http://portale.unitn.it/ateneo/ no link “offerta formativa”.

Qualquer dúvida a respeito dos cursos oferecidos pela Universidade de Trento, dentro do proprio link Bandi – concorsi, no website http://www.mondotrentino.net/, no primeiro link chamado “istruzioni”, é possível encontrar uma lista dos alunos que atualmente são bolsistas, com nome do curso e com o e-mail, e que poderão ajudar no que for preciso.

A Servizio Emigrazione e Solidarietà internazionale, a responsável é LORENZA FRACALOSSI, e poderá ser contatada no seguinte e-mail: lorenza.fracalossi@provincia.tn.it

Outras informações a respeito das oportunidades para jovens podem ser obtidas pelo site do Circolo Trentino (www.trentini.com.br) ou em contato com o email: stolf@trentini.com.br

 

Documentos necessários: os documentos necessários para os pedidos de bolsa e pré-inscrição no consulado, são:

 

Para o curso de graduação (laurea trienale):

 

a) declaração ou diploma de conclusão do ensino médio. A declaração deverá ser preparada em papel timbrado do colégio, com assinatura do diretor ou secretário reconhecida em cartório. Quanto ao diploma (histórico escolar de 2º grau) deverá ser apresentado no original e deverá ter a assinatura do Diretor do Colégio reconhecida em Cartório e carimbo da SEED – Secretaria de Estado da Educação – no verso, atestando a regularidade do documento;

b) declaração de aprovação em concurso vestibular, em papel timbrado da universidade, com assinatura do diretor ou secretário reconhecida em cartório;

c) declaração da universidade em que o candidato está regularmente matriculado no Brasil, certificando que o aluno concluiu o primeiro ano acadêmico, em papel timbrado da universidade, com assinatura do diretor ou secretário reconhecida em cartório;

d) declaração de solicitação de bolsa de estudo, feita pelo próprio candidato segundo o modelo anexo ao próprio edital de concurso.

 

Para o curso de pós-graduação (laurea specialistica), o candidato deverá apenas acrescentar os seguintes documentos:

e) diploma Universitário: apresentar o original, com a assinatura do Diretor/Reitor  reconhecida em Cartório;

f) histórico Escolar Universitário: apresentar o original com a assinatura do Diretor/Reitor  reconhecida em Cartório;

g) Conteúdo Programático das matérias cursadas na universidade. Não se trata da simples relação das matérias cursadas na universidade e sim, da relação detalhada com todo o conteúdo de cada matéria cursada. Este documento deverá ser vistado pelo chefe do departamento/secretaria, com carimbo da instituição e rubrica.

Todos esses documentos deverão ser preparados em CÓPIA SIMPLES e enviados para Trento-TN, no endereço acima indicado, para dar entrada no pedido da bolsa de estudos.

Esses mesmos documentos, em VIA ORIGINAL, deverão ser entregues ao departamento cultural do consulado italiano da circunscrição da residência do candidato, para fazer a pré-inscrição na Universidade de Trento.

Salienta-se que todos os documentos elencados deverão necessariamente possuir 1 (uma) via de tradução em língua italiana feita por tradutor público juramentado.