u CURITIBA – PR – O embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, convocou todos os cônsules que prestam serviço no Brasil para um encontro com o Ministro dos Italianos no Mundo, Mirko Tremaglia, que visita o Brasil no final de maio e começo de junho. A reunião será dia 1º de junho.

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

Além de Brasília, Tremaglia estará no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belo Horizonte, Curitiba e – segundo confirma o cônsul geral em Porto Alegre, Mario Panaro – Porto Alegre, onde os festejos comemorativos à data da República foram adiados para o dia 5, quando Tremaglia pisa em solo gaúcho.

 

Em Curitiba, Tremaglia deverá estar dias 3 e 4 e participará, entre outros compromissos, de jantar no Clube Curitibano. O Centro de Cultura Italiana PRSC aproveitará a presença de Tremaglia para inaugurar a Escola’d’Arte Marzio Tremaglia, em homenagem ao filho falecido do ministro. Estão previstas visitas ao Comitato Dante Alighieri e à Sociedade Giuseppe Garibaldi. Em Curitiba, Tremaglia receberá uma delegação da comunidade trentina no Brasil, representada por todos os presidentes de círculos trentinos que já tinham reunião marcada para aquela data na capital paranaense. “Vamos pedir o empenho do ministro no adiameento dos prazos da lei que concedeu o direito à cidadania italiana para descendentes de imigrantes trentinos e demais descendentes de imigrantes pertencentes aos territórios do antigo império Áustro-Húngaro”, disse o presidente do Círculo Trentino de Curitiba, Ivanor Minatti, também assessor da Federação dos Círculos Trentinos do Brasil.

 

A circunstrição consular de Curitiba, que abrange os Estados do Paraná e Santa Catarina, é a que apresenta a maior “fila da cidadania” (pessoas que aguardam o reconhecimento da cidadania “jure sanguinis”, ou dupla cidadania), de todo o mundo.