u Luiz Fernando Furlan é o vencedor do Prêmio Especial Leonardo 2008, concedido pela primeira vez a uma personalidade brasileira, e entregue pelas mãos do presidente do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior – Umberto Vattani e do representante do Comitê Leonardo, Alfredo Diana, em cerimônia oficial, dia 22 de abril, no Museu da Casa Brasileira,  em São Paulo.

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

 Prêmio Especial Leonardo 2008

O Prêmio Leonardo foi criado em 1993 pelo Comitê Leonardo, associação formada por empresários, artistas e cientistas italianos de renome internacional, dentre os quais Laura Biagiotti, presidente, Paolo Bulgari, Sergio Pininfarina, Luca Cordero de Montezemolo, Umberto Eco e Giuseppe Tornatori. É entregue anualmente a uma personalidade italiana ou estrangeira que mais tenha se destacado na promoção da imagem da Itália no exterior, ou na promoção do intercâmbio entre a Itália e o resto do mundo.

Um júri qualificado seleciona uma personalidade entre os setores do empreendedorismo, ou do mundo científico, cultural e artístico, seguindo critérios de avaliação como destaque no setor de atividade, reconhecimento internacional e difusão no exterior da criatividade e do espírito empreendedor italiano. Esta iniciativa tem apoio da Confindustria–Confederação Italiana das Indústrias e do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior e tem por objetivo criar sinergias entre produção, arte, cultura e ciência.

O Prêmio Especial Leonardo 2008, destinado à personalidade que mais se destacou no desenvolvimento das relações entre Itália e Brasil, será entregue ao empresário e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.

 

Prêmio Internacional Leonardo 2008

Junto ao Prêmio Especial, a  entrega do Prêmio Internacional do Ministério do Comércio Internacional – Instituto Italiano para o Comércio Exterior ao Grupo Marcegaglia, um maiores processadores de aço do Brasil e do mundo e que pode ser considerado um dos grupos pioneiros italianos na realização de investimentos produtivos no Brasil. Destaque pelo  pioneirismo no projeto, em andamento em Garuvá (SC),  que prevê a construção de uma cidade completa para até dez mil pessoas, para acomodar seus funcionários.

 

A cerimônia de entrega insere-se no leque de iniciativas que serão realizadas dentro do Projeto Extraordinário Made in Italy para o Brasil, focadas no slogan Itália, onde arte, design e tecnologia fazem história.

Um dos pontos altos dessa campanha é a realização da Mostra futurista “Os Segredos dos Códigos de Leonardo da Vinci”, que permitirá ao público folhear e interagir com inusitadas versões virtuais dos Códigos Atlântico e do Vôo, principais coletâneas de documentos e anotações de Leonardo.

A cerimônia de entrega do Prêmio Leonardo ocorrerá no dia 22 de abril, às 19h30, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, em noite de festa, com recepção para 300 convidados.

As festividades têm por objetivo consolidar entre os brasileiros a imagem de uma Itália tecnológica e de vanguarda, cujas origens do empreendedorismo remontam há mais de 500 anos

 

Quem já ganhou o Prêmio Leonardo


1994           Allen MANDELBAUM

                    (Prêmio Especial USA)

1995            Leonardo DEL VECCHIO

1996            Giovanni AGNELLI

1997            Francesco ROSI

                    Jan SONG

                    (Prêmio Especial Rep. Popular da China)

1998            Renato RUGGIERO

                    Eduardo EURNEKIAN

                    (Prêmio Especial Argentina)

1999            Sergio PININFARINA

 

2000            Renzo PIANO

                    Alina KALCZYNSKA SCHEIWILLER

                    (Prêmio Especial Polônia)

 

2001            Umberto VERONESI

                    Miyoshi OKAMOTO

                    (Prêmio Especial Japão)

2002            Luca CORDERO DI MONTEZEMOLO

2003            Gilberto BENETTON

2004            Vittorio MERLONI

                    Giuseppe MODENESE

                    (Prêmio pela Carreira)

2005            Alessandro PROFUMO

                    Carla FRACCI

                    (Prêmio pela Carreira)

2006            Giorgio ARMANI

2007            Giorgetto GIUGIARO

                    Franco ZEFFIRELLI

                    (Prêmio pela Carreira)