Empresa realiza formatura da terceira turma da Escola Formare das unidades de Mauá e São Bernardo, no Grande ABC

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u A Magneti Marelli promove na próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro, às 16h00, a formatura de mais 37 alunos das escolas Formare instaladas em suas unidades de Mauá e São Bernardo, na região do Grande ABC. A solenidade acontece no Clube ABR Cofap, na Rua Rosa Kasinski, s/ n°, em Mauá, São Paulo.

 

Os formandos de Mauá receberão o certificado de Assistente de Produção e Montagem Mecânica e os de São Bernardo de Assistente de Produção e Serviços, ambos reconhecidos pelo Ministério da Educação por meio da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

 

Durante o ano de 2007, os alunos receberam benefícios como bolsa-auxílio de meio salário mínimo, transporte, alimentação, convênio médico e odontológico e tiveram aulas teóricas e práticas, em escolas construídas dentro das fábricas da Magneti Marelli no ABC. Além de disciplinas técnicas, como desenho mecânico e automação, os jovens também contaram com aulas de comunicação, relacionamento, inglês, saúde, educação física, entre outras.

 

Com o objetivo de colaborar ao máximo com a inserção dos jovens no mercado de trabalho, a Magneti Marelli realiza uma série de ações, como acompanhamento durante e após o curso, orientações sobre como elaborar o currículo e técnicas de como agir em uma entrevista de emprego. Além disso, são levantados os perfis dos jovens para posteriormente serem encaminhados para empresas da região. “Antes de encaminhar os currículos, verificamos a existência de vagas em nossas unidades. Nosso maior objetivo é fazer com que os ex-alunos conquistem seu espaço no mercado de trabalho, seja dentro ou fora da Magneti Marelli”, comenta Giusepe Giorgi, diretor de Recursos Humanos do Grupo Magneti Marelli.

 

Uma das principais características do Formare é auxiliar os alunos a traçarem melhor seus objetivos pessoais e profissionais. Para um dos formandos da turma de Mauá, John Lennon dos Santos Silva, de 18 anos, ter participado do projeto foi uma oportunidade única. “Aprendi muito durante este período. Foi uma lição de vida. Sem dúvida levarei essa experiência comigo e espero ter logo outros desafios. Quero arranjar um emprego e cursar a faculdade”, conta Lennon.

O cumprimento do objetivo do curso também pode ser comprovado pelo depoimento de um dos formandos da turma de São Bernardo, Anderson Raimundo dos Santos, de 17 anos. “Quem pensa que participar deste tipo de projeto é perda de tempo está muito enganado. Valeu à pena. Aqui você tem a oportunidade de conhecer como funciona uma empresa por dentro, além de aprender coisas novas. Agora me sinto preparado para o mercado de trabalho”, comemora o ex-aluno.  

Em toda formatura, a Magneti Marelli convida um profissional de destaque de uma empresa da região que ainda não possua o projeto, com o objetivo de divulgá-lo cada vez mais. Neste ano, a paraninfa das turmas de Mauá e São Bernardo será a relações públicas Gislaine Regina Rossetti, diretora de comunicação social da Basf para a América do Sul.

 

O Projeto

 

O Formare é um programa da Fundação Iochpe e tem como objetivo oferecer cursos de educação profissional para jovens de baixa renda, aproveitando o know how de grandes empresas e proporcionando chances reais de emprego aos adolescentes das comunidades onde as fábricas estão inseridas. O grande diferencial do projeto é que as aulas são ministradas pelos funcionários da própria empresa.

 

A Magneti Marelli aderiu ao Formare em fevereiro de 2004, transformando-o em seu principal projeto de responsabilidade social no País. Desde então, já formou 260 jovens nas cinco escolas instaladas nas unidades de Amparo, Hortolândia, Mauá e São Bernardo, em São Paulo, e Lavras, em Minas Gerais. O Grupo possui cerca de 320 funcionários-voluntários envolvidos com o projeto e já investiu mais de R$ 2 milhões em sua manutenção. 

 

No Brasil, o Formare mantém 67 escolas, 42 empresas parceiras, 51 cursos, 1.340 alunos em formação, 2.528 educadores voluntários, no total de 47 municípios em 10 estados. Cerca de 5 mil jovens já passaram pelos cursos do projeto e 80% estão empregados. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site www.formare.org.br.