SÃO PAULO-SP – A Iveco apresentou no Salão de Hanover os resultados do projeto de um veículo protótipo pesado, constituído por trator e semi-reboque, baseado no Stralis AS (Active Space). Esse veículo demonstrativo é particularmente rico em soluções inovadoras para o transporte de elevada eficiência.

PATROCINANDO SUA LEITURA

                                                                                                             

O projeto nasceu da constatação de que o mercado de veículos pesados para longas distâncias necessita transportar uma quantidade maior de mercadorias com custo reduzido de operação dos veículos. Algumas das soluções experimentadas no Transport  Concept serão aplicadas nas próximas gerações da gama Stralis da Iveco.

 

Pesquisas em diversas direções

 

O Transport Concept representa a síntese dos esforços contínuos da Iveco para aumentar a carga transportada, diminuindo, ao mesmo tempo, os custos de operação de veículos. Para satisfazer a procura por uma maior capacidade de carga, o Transport Concept se vale de um semi-reboque levemente alongado que consegue um incremento no volume transportado com um peso bruto total combinado de 40 ou 44 toneladas, de acordo com as normas vigentes em vários países europeus.

 

No que diz respeito à redução dos custos de gestão do veículo, foram considerados três aspectos:

 

  • Otimização aerodinâmica do caminhão-trator e do semi-reboque com redução do coeficiente de resistência aerodinâmica em cerca de 20%, que se traduziu numa redução no consumo de combustível que pode chegar a 8%;

 

  • Otimização mecânica do caminhão-trator, utilizando componentes inovadores que a Iveco está desenvolvendo, já obedecendo às futuras normas Euro 6;

 

  • Adoção de pneus inovadores que reduzem a resistência ao rolamento.

 

Otimização aerodinâmica do cavalo-mecânico

 

A otimização aerodinâmica do Transport Concept foi feita com aplicações inovadoras de princípios físicos conceituados no campo de aerodinâmica de veículos. É sabido que um veículo comercial pesado que viaja em velocidades de auto-estrada (por convenção < ?xml:namespace prefix = st1 />85 km/h) emprega boa parte da potência que sai do propulsor para vencer a resistência aerodinâmica. Em termos de consumo de combustível, tal resistência absorve aproximadamente 40% dessa energia.

Partindo desse pressuposto, no caminhão-trator foram feitas as seguintes intervenções:

 

  • otimização do teto e do kit aerodinâmico da cabine;
    prolongamento do pára-choque com perfil descendente chegando a 180 mm do chão;
  • spoiler inflável na parte traseira da cabine para preenchimento do espaço entre a cabine e o semi-reboque;
  • carenagens laterais completas com fechamento na traseira do chassi.

 

Vale salientar que esses spoilers infláveis na parte traseira da cabine, projetados para reduzir a resistência aerodinâmica com ventos laterais, são inflados quando a velocidade do veículo supera um valor tal que gera uma significativa ação aerodinâmica de resistência.

 

Do semi-reboque

 

O semi-reboque do Transport Concept apresenta as seguintes peculiaridades:

 

  • Fundo aerodinâmico para a passagem do fluxo de ar da área frontal do veículo à posterior, proporcionando uma redução da depressão da traseira;

 

  • “Mini-saias” laterais com tomadas de ar para direcionar o fluxo de ar externo na canalização constituída pelo fundo;
  • Extrator traseiro, para acelerar o fluxo proveniente do fundo em direção à parte posterior;
  • Spoiler inflável acima de uma velocidade limite, desenhado para reduzir o descolamento do fluxo de ar na parte posterior, reduzindo a turbulência que causa a depressão da traseira.

 

O desenvolvimento da aerodinâmica do semi-reboque, inteiramente realizado pela Iveco, é integrado e facilitado pelo seu maior comprimento, que permite uma melhor canalização do fluxo de ar através do fundo aerodinâmico com o extrator.

 

Otimização mecânica do caminhão-trator

 

A mecânica do caminhão-trator Transport Concept apresenta as seguintes inovações:

 

  • Motor com duplo estágio de compressão, que permite uma redução complementar do consumo de 2% em média em relação ao já baixo nível de consumo que a Iveco consegue graças à própria tecnologia Euro 4, e níveis de emissão já atendendo à Euro 5;

 

  • Componentes periféricos de elevada eficiência (bomba de água, bomba da direção hidráulica, compressor de ar do sistema pneumático e do ar condicionado, ventilação, etc.), que permitem uma economia de combustível de cerca de 1%;

 

  • Trem-de-força otimizado, com uma economia de cerca de 0,5%.

 

Adoção de pneus inovadores

 

É também conhecido que os 50% da potência necessária para manter a velocidade de auto-estrada (85 km/h) de um veículo comercial pesado é empregada para vencer a resistência ao rolamento gerada pelo contato entre pneus e asfalto. O Transport Concept adota um conjunto de pneus de características otimizadas, resultante de específicas atividades de pesquisa realizadas pela Continental, entre as quais se incluem os pneus “Super Single” para o eixo traseiro do caminhão-trator, ao invés da tradicional configuração de rodado duplo. Dos testes em estradas efetuados, foi apurado que a adoção dos pneus otimizados traz uma melhoria da ordem de 4% no consumo de combustível.

 

Elevado nível de segurança

 

Às características de economia operacional do Transport Concept se une um nível de segurança superior aos atuais padrões dos veículos industriais.

 

O veículo é equipado com todos os dispositivos de segurança ativa, entre os quais o sistema de prevenção de mudança de faixa de rolamento, sobre o qual a Iveco tem acumulado uma experiência significativa:

 

  • Sistema ESP – Electronic Stability Program – Programa de estabilidade eletrônico;
  • Dispositivo TPM (Tires Pressure Management) monitoramento de pressão dos pneus);
  • Cruise-Control (piloto automático) adaptativo de segunda geração;
  • Active Lane Assistant; Alarme de mudança de faixa involuntária