Randon, mercado interno aquecido leva produção a índices históricos

Todas as empresas Randon registraram expressivos índices de crescimento de produção e de receita. As fabricantes de implementos e de veículos especiais, que responderam por 48,2% da receita líquida consolidada das Empresas Randon em 2007, mantiveram suas respectivas linhas de produção a plena capacidade para atender à demanda de produtos proveniente de toda a cadeia do agronegócio, incluindo mineração e bioenergia, além da área de bens de consumo durável e não-durável. As empresas de autopeças, responsáveis por 50,3% da receita líquida consolidada, foram impulsionadas pelo bom desempenho do mercado doméstico no segmento de veículos comerciais, composto por caminhões, ônibus e implementos rodoviários.

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Randon Implementos – Fabricante de reboques e semi-reboques, a empresa encerrou 2007 com 37% de participação nesse mercado, e 43% da produção nacional, com índice histórico de 20.325 unidades produzidas, o que a coloca entre os 10 maiores fabricantes mundiais. O volume mensal de pedidos em 2007 cresceu 43% em relação ao ano anterior contribuindo para a formação de uma carteira de pedidos recorde na sua história.

 

Randon Argentina – Igualmente, no mercado argentino, os negócios mantiveram-se aquecidos, com 982 unidades faturadas, registrando um crescimento de 35%, representado, basicamente, por semi-reboques de carga geral. Os produtos destinados ao setor de mineração, construção civil e infra-estrutura também obtiveram bom desempenho de vendas durante o exercício, refletindo o atual momento da economia argentina no mercado doméstico.

 

Randon Veículos – As áreas de mineração e infra-estrutura contribuíram para os bons resultados da Randon Veículos em 2007, que vendeu 434  veículos especiais. Entre os motivos deste avanço estão a demanda intensa por minérios, os investimentos estrangeiros no setor de mineração e a continuidade nas obras de PCHs (pequenas centrais hidroelétricas), bem como serviços públicos e urbanos. A empresa teve crescimento também na sua participação no segmento de retroescavadeiras, com a retomada do segmento de construção civil.

 

Fras-le – A Fras-le ampliou de 50,5 mil toneladas faturadas de materiais de fricção em 2006 para 55,3 mil toneladas. A empresa avançou em novos negócios com as montadoras de automóveis, caminhões, ônibus e semi-reboques, compensando as dificuldades com a valorização do Real.

 

Master – A Master, líder brasileira no mercado de freios a ar para veículos comerciais, comercializou 704 mil freios no exercício de 2007, 19% superior a 2006, sendo 77% destinado às montadoras, 15% para exportação e 8% para o mercado de reposição.

 JOST Além de atender às necessidades específicas das montadoras de caminhões, tendo agregado componentes complementares à venda de seu principal produto, a quinta-roda, a JOST, no exercício de 2007, se beneficiou da retomada da produção de tratores agrícolas e da produção recorde de implementos rodoviários e caminhões, tendo faturado 35 mil aparelhos de levantamento (+32%) e 46,5 mil unidades de quintas-rodas (+34%).

 

            Suspensys – A empresa foi beneficiada diretamente pela produção  de semi-      reboques e        de caminhões, especialmente os 6X4 e 6X2 (semi-pesado e pesado),     tendo ampliado a produção de suspensões no ano em 53% (71,1 mil unidades), e      40% em cubos e tambores (225,7 mil unidades).

 

Randon Consórcios – Com a retomada nas vendas do segmento agrícola e de implementos rodoviários, a administradora fechou 2007 com mais de 24 mil cotas ativas. Em 20 anos de atuação, entregou mais de 42 mil bens a consorciados em todo o País, totalizando cerca de R$ 3 bilhões. Foram mais de 86 mil cotas comercializadas.