u

PATROCINANDO SUA LEITURA

FLORIANOPOLIS – SC – Sob o comando de Iracema Moser Cani, presidente da Federação dos Círculos Trentinos do Brasil, representantes dos círculos trentinos de Santa Catarina e do Paraná estiveram reunidos em Florianópolis-SC durante todo o último sábado (dia 29.07.2006) para uma detalhada análise dos trabalhos e programas desenvolvidos pelas entidades em favor das comunidades que representam. Na mesma oportunidade, Florianópolis passou a ser o primeiro círculo a contar com o novo sistema informatizado de controle genealógico, desenvolvido pelo Círculo Trentino de Curitiba. Cada círculo compareceu com dois representantes, um deles, obrigatoriamente o presidente. No final do encontro, foi eleita como ação prioritária para o próximo ano a realização de um seminário nacional dos círculos trentinos do Brasil, provavelmente no Estado do Espírito Santo.

O encontro serviu para discutir aspectos relacionados à maior integração dos círculos e unidade em suas ações; uniformidade nos procedimentos quando do envio de demandas à Província Autônoma do Trento e à associação “Trentini Nel Mondo”; à necessária maior interação entre os círculos; ao agendamento de propostas de atividades prioritárias para 2007 e a outros assuntos de interesse geral dos círculos. Os participantes elogiaram a objetividade com que a reunião foi conduzida.

 

GENEALOGIA TRENTINA – A comunidade trentina no Brasil enfrenta um período de grande azáfama em função dos trabalhos relacionados às declarações de opção pela cidadania italiana “jure sanguinis”, fato que, segundo expressaram os participantes do encontro, não deve interferir na vida normal dos círculos.

Após o encerramento dos trabalhos, houve a demonstração e implantação nos computadores do Círculo de Florianópolis – o primeiro a contar com o serviço – do software desenvolvido pelo Círculo Trentino de Curitiba. Trata-se de programa que, além da maior interação entre os círculos, através do site da Federação, permitirá a visualização on-line de todo o trabalho de cadastramento em decorrência dos processos de cidadania. O programa é capaz de gerar, em tempo real, uma árvore genealógica completa das famílias envolvidas nas solicitações de reconhecimento da cidadania italiana, assim como informar a posição de cada processo, bem como todas as etapas pelos quais ele passou até o momento de cada consulta. Dessa forma, por exemplo, um interessado que mora no Rio Grande do Sul poderá saber quem, de suja família, mesmo que resida em Santa Catarina, Paraná ou Espírito Santo, já formalizou pedido, evitando duplicidade de documentos e tempo de pesquisa. Agora, o sistema será gradativamente implantado em todos os círculos trentinos do Brasil, segundo informou o coordenador dos trabalhos, Elton Stolf. O presidente do círculo de Florianópolis, Laércio Luiz Moser, agradeceu seu colega Ivanor Minatti, presidente do Círculo Trentino de Curitiba, que tomou a iniciativa de desenvolver um sistema “que muito contribuirá para o maior entrosamento e informação de toda a comunidade trentina no Brasil”.