u CURITIBA – PR – A comida e as festas na língua e na cultura italiana. Este foi o tema escolhido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, em conjunto com o Centro Cultural Ítalo-Brasileiro Comitato Dante Alighieri, para celebrar a 6ª Semana da Língua Italiana no Mundo – uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores do governo italiano em todo o mundo. O evento foi realizado em dois dias (25 e 26 de outubro de 2006) com palestras realizadas na sede da Dante Alighieri – a primeira sobre “La storia della Cucina Italiana”, a cargo da professora Carla Magrini e a segunda sobre a “Letteratura Italiana & Gastronomia”, a cargo do professor Fabiano Dalla Bona.
Segundo o tema a cargo da professora Carla Magrini, leitora da Universidade Federal do Paraná, as características originais da culinária italiana são pesquisadas sobretudo na trama de seus costumes e modos de viver que são, de alguma forma, conduzidos à identidade italiana, da qual a cozinha e a cultura gastronômica são partes essenciais.
Já o tema abordado por Dalla Bona, que é também professor da UFPR, ensina que “aprender, ou entrar em contato com uma literatura de língua estrangeira não significa somente conhecer uma sucessão de escritos cronologicamente organizados; significa também conhecer as nuances e os diferentes modos de viver das pessoas do país onde aquela língua é falada e onde tais manifestações literárias são produzidas”. A língua e a cultura de um povo – assegura Dalla Bona – não podem ser fracionadas. No caso da cultura italiana, comer bem significa colocar em movimento uma das atividades mais cultivadas do dia-a-dia daquele país.

PATROCINANDO SUA LEITURA