Superação de divergências marca sessão de posse do novo Comites PR/SC

Foto Desiderio Peron / Revista Insieme

posse ctba.jpg

PATROCINANDO SUA LEITURA

Os novos integrantes do Comites PR/SC com o cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora.

Superando um clima inicialmente tenso devido à análise de possíveis impedimentos e impugnações, os novos conselheiros do Comites – Comitato degli Italiani all’Estero para os Estados do Paraná e Santa Catarina tomaram posse na manhã desta segunda-feira (04.05), durante assembléia realizada na sede do Consulado Geral da Itália em Curitiba.

Os doze conselheiros elegeram como presidente o advogado Walter Petruzziello, o mais votado das duas chapas que concorreram, indicaram como secretário o conselheiro advogado Carlo Endrigo Peron e elegeram ainda como integrantes da diretoria executiva os conselheiros reeleitos Itamar Benedet (que também desempenhará a funçãop informal de vice-presidente para Santa Catarina), Neide De Pellegrin e Geanluca Cantoni, ex-presidente que ficou como vice-presidente. Os demais conselheiros são Maria Aparecida Borghetti, Luis Molossi, Elton Diego Stolf, Giliard Cesconeto Gava, Roberto Carlos Castagnaro, Vicente Augusto Caropreso e Luciana Casagrande. Em próxima assembléia, serão escolhidos os quatro ”cooptados” (ítalo-descendentes sem cidadania italiana reconhecida, a serem indicados pdelas associações), que passarão também a fazer parte do conselho.

A assembléia foi aberta pelo cônsul geral Enrico Mora, que agradeceu o ”Comites sainte” e deu as boas vindas ao ”Comites entrante”,  especialmente aos novos integrantes do conselho, que citou um a um nominalmente. Agradeceu especialmente a Gianluca Cantoni que, como presidente do órgão durante o longo mandato de 11 anos, sempre esteve ao lado do Consulado. Mora dirigiu também um agradecimento especial aos funcionários do próprio consulado que, apesar do número reduzido, conseguiram manter os serviços consulares funcionando regularmente durante o processo eleitoral. Antes de passar a palavra ao ex-presidente Cantoni, para os seus agradecimentos, e a Petruzziello para a presidência da assembléia, Mora desejou bom e profíquo trabalho a todos.

A maior parte do tempo, a seguir, foi consumida na apreciação dos casos de eventuais impedimentos e impugnações, análise prevista pela própria legislação que regula os Comites em todo o mundo. Depois do debate sobre os casos de conselheiros eleitos que também desenvolvem atividades políticas ou institucionais perante órgãos governamentais brasileiros (caso do deputado estadual Vicente Caropreso, do vereador Giliard Cesconeto Gava, e da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti), os conselheiros, à unanimidade, decidiram pela falta de consistência ou de motivos para qualquer impedimento, confirmando assim a validade da eleição e a consequente posse como conselheiros do Comites.

Um outro caso de denúncia, trazida ao debate pelo conselheiro Elton Stolf, de possível envolvimento do advogado Roberto Carlos Castagnaro em atividades de comercialização de pedidos de cidadania italiana por direito de sangue (fato que teria sido tornado público inclusive durante a campanha eleitoral), também foi afastado por unanimidade dos conselheiros, após um acirrado debate em que Castagnaro teve oportunidade de defesa e esclarecimentos. O debate serviu, segundo os conselheiros, para dirimir dúvidas de uma vez por todas e abrir espaço para a harmonia necessária ao início dos trabalhos do Comites. Toda a sessão foi acompanhada também pela vice-cônsul, Maria Salamandra. No final, os conselheiros brindaram com um gole de espumante Prossecco, originário de Valdobbiadene, trazido pelo conselheiro Giliard Gava.

Foto Desiderio Peron / Revista Insieme

brinde.jpg

Ao final da sessão, conselheiros do Comites PR/SC brindam com uma garrafa de Prossecco de Valdobbiadene.