Começa amanhã cedo no Brasil (8h30min) a transmissão do seminário sobre cidadania italiana iure sanguinis – o primeiro do gênero dentro das instalações do Parlamento italiano. O evento, organizado por AUCI – Advogados Unidos pela Cidadania Italiana e AGIS – Associação de Juristas Iure Sanguinis tem a transmissão exclusiva da Revista Insieme, através de seu canal no Youtube e outras redes sociais.
O encontro denominado “A cidadania italiana – Um olhar para o futuro sem esquecer as raízes acontecerá na Sala do Refeitório da Câmara dos Deputados e se estenderá até as 19 horas (hora italiana, correspondente a 14 horas no Brasil). Os trabalhos serão abertos com a saudação institucional de Franco Tirelli, deputado eleito no exterior, e dos advogados Monica Restanio, presidente da AUCI, e Giovanni Caridi, presidente da AGIS.
A geração de imagens será feita pelo sistema da própria Câmara dos Deputados e por serviço complementar providenciado pelos organizadores. Segundo eles, a estratégia é envolver no debate, até aqui feito de maneira pontual e muitas vezes casuística, o maior número possível de operadores do Direito e também os nomes da política, dentro de uma ótica nova que contemple a multiplicidade de visões sobre o tema que interessa tanto à Itália quanto milhões de ítalo-descendentes espalhados pelo mundo.
O primeiro tema geral será “Cidadania por descendência entre dinâmicas sociopolíticas, interpretações controversas da legislação e percepções midiáticas” com o pronunciamento de: Daniel Taddone (sociólogo, genealogista e Conselheiro do CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero), que falará sobre “A Itália transoceânica: 150 anos de história, entre estatísticas e novas possibilidades”, seguindo-se: Riccardo De Simone (advogado CEO e fundador DS&P Sociedade entre Advogados) – A Itália fora da Itália. A cidadania iure sanguinis como passe-partout para a abertura de novos mercados e para favorecer a evolução do mundo do trabalho; Maristella Urbini (advogada, ex-juíza honorária no Tribunal de Téramo) – Cidadania iure sanguinis e o papel dos meios de comunicação. Daniele Mariani (Advogada no Brasil, Itália e Portugal) – O reconhecimento da cidadania na Itália: desafios e questões ligadas à residência e à moradia habitual. Monica Restanio (advogada e Juíza do Tribunal Administrativo IILA) – Interpretação e aplicação da legislação iure sanguinis pela Administração Pública e Marco Mellone (advogado, doutor em pesquisa sobre Direito da UE) – Cidadania italiana iure sanguinis na perspectiva do direito da UE e do direito internacional.
O segundo tema geral será “Cidadania por descendência entre direito constitucional, direito comparado e direito processual civil”, um painel sob a coordenação e moderação do Professor e advogado Diego Corapi (professor titular de Direito Comparado da Universidade La Sapienza de Roma), tendo como palestrantes Paolo Bonetti (professor associado de Direito Constitucional e Público da Universidade de Milão-Bicocca), que falará sobre “Cidadania italiana iure sanguinis: aspectos sociais, constitucionais e perspectivas”, sendo seguido por: Massimo Luciani (professor titular de Direito Público da Universidade La Sapienza de Roma. Acadêmico dos Lincei) – Questões gerais da cidadania; Gianluca Scarchillo (professor Associado de Sistemas Jurídicos Comparados e Direito Privado Comparado na Universidade La Sapienza de Roma) – O direito à cidadania. Modelos comparativos de integração cultural e política; Giovanni Bonato (professor associado de Direito Processual e Comparado na Universidade de Paris – Nanterre) – Processo civil justo e reconhecimento da cidadania italiana; Salvatore Laganà (presidente do Tribunal de Veneza) – O reconhecimento da cidadania italiana no Tribunal de Veneza: práticas e organização; Giovanni Calasso (juiz no Tribunal de Veneza) – Interesse em agir nas ações de reconhecimento da cidadania; Fulvio Tancredi (juiz no Tribunal de Veneza) – Sinteticidade dos atos processuais e técnicas decisórias nas ações de reconhecimento da cidadaniahttps://www.youtube.com/embed/3g8XcqGHbr
Seguir-se-á mesa-redonda sobre cidadania italiana iure sanguinis com intervenções mediante inscrição junto à organização e, ao final, agradecimentos e encerramento dos trabalhos
As palestras poderão ser acompanhados pelo canal Youtube da revista Insieme, página da revista no Facebook, e também no Instagram e X (ex-Twitter).