Trentinos encontram Cida Borghetti. Na pauta, o incremento das relações entre Paraná e a Província Autônoma do Trento

Foto de Jonas Oliveira

PATROCINANDO SUA LEITURA

cidatrentinos.jpg

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, com representantes da comunidade trentina.

CURITIBA – PR – Estreitar as relações de intercâmbio entre a Província Autônoma do Trento – PAT e o Estado do Paraná, este foi o objetivo do primeiro encontro entre a recém-empossada vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e o recém-nomeado consultor para a região Norte do Brasil, advogado Elton Stolf.

O encontro aconteceu na quarta-feira (21/01) passada no gabinete de Cida, no Palácio Iguaçu, estando presentes também o vice-presidente do Círculo Trentino de Curitiba, Ivanor Minatti, e a estudante de direito Marilizia Martins.

Cida Borghetti, em 2009, acompanhou a visita de uma delegação oficial do Município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, a diversas localidades da província de Trento, visitando inclusive Borghetto, município de Avio – cidade de onde vieram seus antepassados.
Nesta segunda-feira, a vice-governadora deverá receber também em seu gabinete uma delegação empresarial trentina.

Segundo Stolf, a abertura que está sendo proporcionada pela vice-governadora para o estreitamento das relações com a Província Autônoma do Trento é importante para o Estado do Paraná, que foi também foi destino de muitos imigrantes trentinos no final século XIX – um fenômeno histórico que este ano completa seu 140º aniversário. Stolf viaja nos próximos dias para Trento, onde participa, pela primeira vez, de uma assembléia da Consulta Trentina, com representantes de todos os países que acolheram os imigrantes trentinos.