Exposição acontece em dezembro, no Santander Cultural

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A Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul realiza, de 01 a 16 de dezembro, no Santander Cultural, em Porto Alegre, a mostra Uma Bienal para Todos – histórias e contribuições. A exposição tem o objetivo de prestar contas à comunidade e apresentar os resultados obtidos com o evento.

A cerimônia de abertura da exposição acontece às 11h do dia 1 de dezembro, com entrada franca. A mostra, que é patrocinada pela Habitasul, vai ocupar todo o grande hall e as galerias do Santander Cultural, e estará aberta a visitação de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.

Para o presidente da 6ª Bienal do Mercosul, Justo Werlang, a transparência adotada nos processos de gestão da Bienal, cujas exposições foram encerradas em 18 de novembro, foi fundamental para êxito desta edição. “Com a mostra de prestação de contas a Fundação Bienal do Mercosul compartilha com o público as informações sobre os investimentos realizados e as contribuições que o projeto trouxe às comunidades a que serve. Além disso, é uma maneira de apresentar e reconhecer o trabalho dos diversos atores que deram forma a esta sexta edição da Bienal e as interações com os seus diversos públicos”, afirma Werlang.

A mostra pretende apresentar a 6ª Bienal do Mercosul como um acontecimento realizado em conjunto por todos aqueles que dela participam: público, equipes, patrocinadores, colaboradores, fornecedores, órgãos públicos e organizações do terceiro setor. Através de vídeos, textos, fotografias e infográficos, serão exibidas muitas das ações que tornaram possível a realização da 6ª Bienal do Mercosul. Depoimentos, making of’s, relatórios e reportagens fazem um panorama de um trabalho que começou muito antes da abertura das exposições em Porto Alegre, no dia 1º de setembro.

O Projeto Pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul terá grande destaque, com uma retrospectiva que vai desde o início do processo de capacitação de professores até uma mostra de trabalhos realizados por alunos nas oficinas do Espaço Educativo. Também serão apresentados o trabalho da equipe de Marketing, do Núcleo de Documentação e Pesquisa, uma amostra do que foi divulgado pela imprensa sobre a Bienal e uma cronologia das Bienais desde a primeira edição.

Assim como as exposições da 6ª Bienal do Mercosul, a mostra vai contar com mediadores especialmente preparados para prestar informações a respeito da história das Bienais, da Fundação Bienal do Mercosul e sobre os dados expostos.

Heron Charneski, Diretor de Balanço e Relatório de Responsabilidade Social da 6ª Bienal do Mercosul, destaca a importância da mostra como prestação de contas a toda a sociedade: “É uma grande oportunidade apresentar este relatório em uma mostra de duas semanas aberta ao público. Assim, a prestação de contas das contrapartidas que oferecemos à comunidade, num trabalho que vem sendo feito já há bastante tempo, se torna acessível a todos os nossos púbicos”.

Além da exposição, a Fundação Bienal do Mercosul vai apresentar um Relatório de Responsabilidade Social, que deve ser lançado no dia 12 de dezembro. “A Mostra e o Relatório de Responsabilidade Social, além de serem instrumentos de transparência, servem como ferramenta de reflexão para que a Bienal continue a reinventar-se sempre. É com essa premissa que começamos agora a planejar a próxima edição da Bienal”, conclui Justo Werlang.

Serviço

Exposição Uma Bienal para Todos – histórias e contribuições

De 01 a 16 de dezembro de 2007

Local: Santander Cultural – Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro – Porto Alegre/RS

Visitação: de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h. Entrada franca

Alguns números da 6ª Bienal

  • 508.353 visitas em 79 dias de exposição ininterruptos
  • Seis mostras de arte em três espaços expositivos, que somaram 334 obras de 67 artistas, oriundos de 23 países
  • 156.587 estudantes vindos de 172 cidades foram atendidos através do agendamento para visitas guiadas
  • Material pedagógico encaminhado a todas as escolas do RS e entregue a 9.000 professores e educadores
  • 52 encontros de formação em que foram atendidos 7.350 professores em 38 cidades do Rio Grande do Sul e quatro de Santa Catarina. Os encontros envolveram professores de 380 municípios
  • 2.326 oficinas de arte previamente agendadas realizadas nos Espaços Educativos da Bienal
  • 60.200 alunos atendidos nas oficinas e outras atividades, totalizando 1.163 horas de interações entre o público e a arte
  • 1.111 colaboradores diretos e indiretos
  • 42 colaboradores voluntários
  • Orçamento de R$ 11.880.840, com patrocínio, apoio e parceria de 31 empresas, parcerias institucionais e governamentais
  • Recursos captados 79,75% através da Lei Rouanet e 7,41% através da LIC – Lei de Incentivo à Cultura. Outros recursos sem incentivo e através de permutas

Para referência

A 6ª edição da Bienal do Mercosul aconteceu em Porto Alegre/RS de 1º de setembro a 18 de novembro de 2007, em três espaços expositivos: MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Santander Cultural e Armazéns do Cais do Porto.

O projeto curatorial da 6ª Bienal do Mercosul foi composto por quatro projetos e um programa pedagógico, eixo fundamental desta edição:

Exposições monográficas de três grandes personalidades que representam diferentes momentos da história da arte latino-americana.

– Conversas: artistas de países do Mercosul convidam outros artistas com base na afinidade artística. Uma exposição que explorou a geografia cultural através de relações específicas entre obras de arte.

Zona Franca: uma série de projetos selecionados por uma equipe de curadores internacionais, baseando-se unicamente em critérios de qualidade, relevância e atualidade.

Três Fronteiras: artistas de diferentes países foram trazidos para a região da tríplice fronteira entre a Argentina, o Brasil e o Paraguai, para refletir sobre a complexidade das relações internacionais entre os países do Mercosul. A partir desta experiência, criaram uma obra especialmente para a Bienal.

Programa Pedagógico: O projeto pedagógico é considerado fundamental no projeto curatorial da 6ª Bienal do Mercosul. O curador responsável pelo projeto pedagógico, Luis Camnitzer, figura das mais relevantes e reconhecidas no campo da arte e da educação, propõe uma inovadora reconfiguração do programa educativo, desde suas metas até sua implementação. Para o curador, o espectador deve ser visto como ser criativo e não como mero receptor passivo de informação. O Projeto Pedagógico foi intensificado e suas atividades iniciaram-se em abril, com a realização do primeiro Simpósio em Arte Educação e com o início da distribuição do Material Pedagógico para bibliotecas e professores das redes públicas e privadas. Desde então, foram realizadas uma série de ações, que consideraram o envolvimento de professores das redes pública e privada de ensino com acompanhamento até a visita dos alunos à exposição; a realização de ciclo de conferências e mesas-redondas; a inserção do projeto da 6ª Bienal do Mercosul no calendário escolar da Rede Pública de Ensino/RS; o curso para a formação de mediadores, palestras abertas ao público com artistas e curadores antes do início das exposições, o Simpósio Internacional de Arte Educação, o transporte gratuito para estudantes da rede pública e instituições carentes; o projeto Diálogos – que contemplou a comunidade artística local. 

O Projeto Pedagógico realizou, ainda, uma série de atividades durante as exposições, como as oficinas para grupos escolares, nos três espaços expositivos. No Espaço Educativo do Cais do Porto, uma extensa programação de palestras, mostras de vídeos, saraus e oficinas multi-linguagens foi oferecida todos os dias, em vários horários.

 

A 6ª Bienal do Mercosul tem como patrocinadores master as empresas Gerdau, Petrobras e o Santander Cultural. O Projeto Pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul é patrocinado pela Refap, com apoio do Grupo RBS e do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O Banrisul é patrocinador da mostra Zona Franca.

A CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica patrocina a mostra Três Fronteiras.

A mostra de Jorge Macchi é patrocinada pela Gerdau e a mostra Conversas tem o patrocínio da Petrobras.

A 6ª Bienal conta com apoio especial da Copesul, Fibraplac, Randon, Serasa, Lojas Pompéia e Renner.

A 6ª Bienal conta também com o apoio do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, ICBNA e Perto, apoio institucional da UNESCO, da Superintendência de Portos e Hidrovias do RS, Parceiros Voluntários e da Prefeitura de Porto Alegre e com o apoio governamental das Embaixadas do México e da Argentina.

O hotel da Bienal é a Rede Plaza de Hotéis.

A Procempa é a empresa de TI da Bienal do Mercosul.

Sabor da 6ª Bienal: Arroz e Feijão Namorado – SLC Alimentos. A Vonpar é parceira do Café da 6ª Bienal do Mercosul.

A Habitasul é a patrocinadora da mostra Uma Bienal para Todos e do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Bienal do Mercosul.

O projeto é financiado através do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e Secretaria de Estado da Cultura – LIC.

A Bienal do Mercosul apóia o Programa “Todos pela Educação”.