u SÃO PAULO – SP – A Comissione Giovani do Comites, em parceria com o Consulado Geral da Itália
Na primeira palestra, o diretor escolástico do Consulado Geral da Itália
A segunda palestra, por sua vez, foi proferida por cinco alunos da Università Bocconi (dois de pós-graduação e três de graduação) que estudam na FVG graças a uma parceria entre as duas instituições.
Do início os estudantes apresentaram um release sobre a Bocconi que descrevia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho oferecidas aos alunos por meio de acordos que a universidade tem com grandes empresas nacionais e multinacionais. O destaque internacional que a instituição possui na área matemática-financeira, o reconhecimento europeu pelas pesquisas da universidade e a excelência organizativa que permite com que a Bocconi receba mais de dois mil universitários vindos de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil, também foram temas discutidos.
Num segundo momento, foram feitas comparações entre os conteúdos programáticos do ensino superior entre os dois países: um mais teórico, o italiano; e outro mais prático, o brasileiro. Os estudantes também falaram da relação professor/ universitário na Europa. Segundo eles, no continente europeu, quase não há contato entre alunos e professores; enquanto aqui no Brasil a proximidade é muito maior.
Por fim, os universitários da Bocconi compararam os estilos de vida
Estiveram presentes o diretor escolástico do Istituto Italiano de Cultura de São Paulo dr. Augusto Bellon, a presidente do Comites de São Paulo Rita Blasioli Costa, a vice-presidente adjunta do Comites Daniela Dardi, o presidente da Comissione Giovani do Comites Ricardo Olivati e o conselheiro do Comites Vezio Nardini.