Há pouco mais de quatro anos – em julho de 2016 – Udolino Campestrini entrevistava sua mãe, dona Amélia (24/02/1926), para um vídeo sobre a Festitália de Blumenau-SC. Aos 90 anos de idade, ela conversava alegremente no espaço reservado ao Lira Circolo Italiano di Blumenau’ da Vila Germânia e manifestava, além da vontade de dançar, a esperança de chegar aos 100 anos. “Se Deus me conceder a graça de me deixar por aqui, claro que chego”, respondeu ela ao filho.

Menos de quatro anos depois, quem não está mais é o filho entrevistador que, desde 2019, respondia pela presidência da entidade e que este ano, devido à pandemia do coronavírus, não pode realizar aquela que é considerada a “maior festa italiana de Santa Catarina”. Não realizará, também, a do próximo ano: vítima do mesmo coronavírus, Udolino morreu dia 14 último, aos 66 anos, depois de mais de vinte dias de luta pela vida na UTI do Hospital Santa Isabel.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Em homenagem a Udolino reeditamos o vídeo em que ele alegremente entrevistava a própria mãe e fazia, como sempre fez, propaganda da Festitália: uma forma de manter vivas raízes, costumes e tradições da comunidade italiana que habita a cidade considerada “a mais alemã” de todo o Brasil. O vídeo termina com a execução, na festa de 2018, do hino da Festitália pelos integrantes do coro do círculo.

No dia da morte de Udolino, a prefeitura de Blumenau divulgou nota de pesar nos seguintes termos: “A Prefeitura de Blumenau informa com pesar que recebeu a notícia do falecimento de Udolino Campestrini, empresário do ramo de contabilidade e presidente do Lira Circolo Italiano, que tinha 66 anos. Campestrini era um dos principais fomentadores da cultura italiana na nossa cidade, sendo o responsável pela organização da tradicional Festitália.

Nascido em Rio dos Cedros, escolheu Blumenau para trabalhar e é muito querido pela comunidade. “Udolino carregava com muito orgulho a história dos italianos no Brasil e em Blumenau. Lamentamos enquanto cidade a passagem dele e que Deus conforte o coração dos amigos e familiares nesse momento difícil”, lamentou o prefeito Mario Hildebrandt.

O velório ocorre no Cemitério São José e o enterro será às 16h. Ele deixa esposa, duas filhas e três netos.”

YouTube player